23 de janeiro de 2012

Trabalhando projetos na pré-escola

Semana passada falei sobre como trabalhar projetos com as crianças da creche (0 a 3 anos) - leia aqui . Hoje venho falar sobre projetos com as crianas da segunda infância (3 a 6 anos), período de grande importância na formação da criança.

De acordo com o livro "Projetos escolares na Educação Infantil" de Maria Carmem Silveira Barbosa e Mara da Graça Souza Horn, nesse período, elas são muito curiosas,com grande desejo de conhecer o mundo, de aprender. O adulto deverá desempenhar um papel desafiador, povoando a sala de aula com objetos interessantes, ampliando e aprofundando as experiências das crianças. O fato de elas terem desenvolvida sua oralidade, ter domínio do seu próprio corpo, faz seu rol de experiências aumentar, o que possibilta sua participação ativa não somente com relação ao surgimento das temáticas, mas também na construção do projeto.

Durante o ano passado o projeto escolhido na escola foi sobre "Florestas", já que era comemorado o Ano Internacional das Florestas. Com a minha turma de pré, falamos sobre a importância da preservação da natureza e cada um disse o que podíamos fazer para ajudar! Dentre as soluções, falaram sobre a minhoca (que ela ajuda a árvore a se alimentar, deixa a terra cheia de vitaminas). Foi um alvoroço só, todos queriam estudar a minhoca e então combinamos que cada um iria fazer uma pesquisa sobre esse pequeno animal!

A curiosidade da turminha despertou a investigação, a pesquisa e a observação.Todos pesquisaram, pediram ajuda aos pais e trouxeram informações e gravuras.Sugeriram que procurássemos minhocas no campo e lá fomos nós com pazinhas atrás deste "invertebrado" (já estavam dominando este conceito!).




Esse tipo de trabalho prevê a possibilidade de desnvolvermos mais de um projeto. Como no exemplo que citei, estávamos falando de "Florestas" e um outro assunto foi motivo de estudos e pesquisas (a minhoca).

Um projeto pode ter caminhos diversos e isso que dá vida ao trabalho com projetos!!!

Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças e os educadores estão constantemente planejando cooperativa e solidariamente, decidindo caminhos e propondo atividades que abordem e alimentem a temática a ser estudada.

Essa visão de organização do trabalho pedagógico considera as crianças como co-autoras dos eu processo de aprendizagem, tirando-as do lugar de passividade que a escola as têm colocado para um papel ativo e participativo.

Quando trabalhamos com projetos, cosntruímos na verdade uma comunidade de aprendizagem, na qual o professor, as crianças e suas famílias são igualmente "protagonistas".

Informações tiradas do livro "Projetos pedagógicos na Educação Infantil" de Maria Carmem Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horm

Se quiser conhecer outros projetos feitos na Educação Infantil é só passar lá no meu blog.

Professora Melissa

4 comentários:

Projetos Especiais Babalu disse...

Adorei Melissa a idéia de projetos isso torna a prendizagem muito mais prazerosa e envolve as crianças , tenho um bolg se quiserem me visitar babaluespecial.blogspot.com, sou pedagoga em ed. especial e adoro atividades e idéias novas , por enquanto estou de férias mas retornando postarei muitas idéias!!!!

chris disse...

eu amei seu cantinho muito legal, e estou sempre por aqui agora para nao perder nada. adorooooooo

Genis disse...

Parabéns pelo projeto Mel!
Bjus

Vanessa Vieira disse...

Que bacana Mel... Adorei. Realmente quando permitimos que as crianças sejam autoras de seu aprendizado ele ocorre de forma bem mais significativa... Vou indicar seu post para a Carmen, para ser compartilhado lá no site do Vidráguas! Beijos!