19 de janeiro de 2012

Recarregando as energias


E aí, queridos?
As férias já estão na metade e já conseguiram recarregar as energias?
Conheça agora algumas dicas de como aproveitar sua férias, melhorando sua vitalidade:


Um pouco de silêncio só faz bem  
Não precisa começar essa experiência pelo salão de cabeleireiro, combinado? Até porque ficar em silêncio não significa apenas ficar de boca fechada ou deixar de escutar qualquer tipo de barulho. É, acima de tudo, aquietar a mente, e é aí que mora a grande dificuldade. "Hoje somos constantemente atraídos por estímulos externos", diz o antropólogo Arthur Shaker Fauzi Eid, professor de meditação da Casa de Dharma, em São Paulo. "Acreditamos que nossa felicidade está fora da gente."
Por isso, o caminho mais curto, e nem por isso mais fácil, para silenciar a mente é voltar-se para dentro de si mesma. Um bom jeito para começar é sentar-se em um lugar calmo e prestar atenção na entrada e na saída do ar. "Mas é preciso saber que esvaziar a mente é um processo que requer treino. Não é da primeira vez que a pessoa vai conseguir. Mas, com o passar do tempo, ficará mais e mais fácil", afirma Arthur. E você será capaz de sentir os prazeres e os benefícios dos momentos de quietude em sua vida.

Um pedaço de chocolate não faz mal a ninguém
Confesse, você não esperava por essa desculpa para seu pequeno pecado. Mas é verdade. O doce, delicioso e nobre produto do cacau, é rico em triptofano, que tem o poder de melhorar o humor e a disposição ao estimular a produção de serotonina no organismo. "A substância provoca no organismo reações parecidas com aquelas que aparecem quando estamos apaixonados", diz a nutricionista Inty Davidson, de São Paulo.

Cabeça nas nuvens
Quando o combustível começa a acabar, a primeira a sentir os efeitos é a cabeça. Uma automassagem é capaz de recuperar os níveis de energia. Quem dá a receita é a fisioterapeuta Camila Lima Cheloni, da Clínica Alan Landecker, em São Paulo: toque levemente a mandíbula com as pontas dos dedos e siga até as orelhas. Tampe os ouvidos por 15 segundos, e repita os movimentos voltando pelo mesmo trajeto. Pressione o canto interno dos olhos por três segundos, e depois o canto externo. Siga o contorno das sobrancelhas e pressione levemente até o final. Quando chegar ao espaço entre as sobrancelhas, pressione por mais três segundos. Massageie o topo da cabeça e o couro cabeludo com movimentos circulares usando os polegares até a região da nuca. Finalize puxando levemente os fios.

Rir é um santo remédio
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Oak Crest, em Loma Linda, na Califórnia, comprovou os benefícios de uma boa risada. Os níveis de três dos principais hormônios envolvidos no estresse e na queda de energia diminuíram sensivelmente quando os voluntários achavam algo engraçado. Os de cortisol caíram 39%, os de epinefrina 70% e os de dopamina 38%. E o mais curioso é que esse efeito aparece antes mesmo de o fato engraçado ser mostrado aos voluntários. Só de saber que iriam assistir a algo cômico, seu metabolismo já começava a mudar. Portanto, se não gostou da piada, encontre uma melhor, mas não deixe de rir.


Bem amigos, se você pode viajar ou passear para distrair ainda mais, melhor ainda, mas se não for possível, foque no descanso da mente e corpo.
Uma dica pessoal é: Fora mal humor! 

6 comentários:

Kinha disse...

Rir é muito bom mesmo!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Genis, que delícia de post
Após 20 dias de férias, posso dizer que recarreguei minhas energias
Caminhei na praia, olhei o mar, observei as crianças "dos outros" brincando na areia (pra quem não sabe meus filhinhos tem 26 e 20 anos), li 3 livros (sobre um deles vou comentar aqui em outra oportunidade), estudei um pouco para um curso que estou fazendo, comi além da conta (ganhei 2 quilos), agradeci a Deus toda a beleza da natureza, enfim....sai da rotina e agora estou voltando "devagar" a organizar meu ano de trabalho.
Assim, desejo a todas que aproveitem os últimos dias de descanso, para meditar sobre as coisas que viveram e o muito que ainda temos pela frente.
Um bom ano a todas e .....Vamos curtir o restante das férias
Beijocas
Cris Chabes

Cida Kuntze disse...

Ótimas dicas Genis!
Eu apezar de não estar trabalhando fora, confesso que queria ter tido um janeiro diferente. A minha saúde me sabotou, e não posso comer chocolate...snif...snif.
Me resta então ficar com as demais dicas.
Beijinhos.

Lauri disse...

Genis, gostei muito das dicas, especialmente a do chocolate rs... é unir o útil ao super agradável... adorei!
beijos e ótimo final de semana!

Genis disse...

kkkkkkkkkkk
Mas eu sabia que não iam deixar passar a parte do chocolate!
Bjus, Genis ♥

Chris Ferreira disse...

Oi Genis,
rir realmente é o melhor remédio. A felicidade cura! Gostei de saber da massagem.

Ah, sinta-se a vontade. Se quiser pode colocar o jogo da velha por aqui. Vou ficar muito feliz.
É sempre uma honra colaborar com o Educação em Foco.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/