30 de janeiro de 2012

Educação para o trânsito

No início do ano, na coluna de Educação apresentada por Andrea Ramal, a creche que coordeno apareceu mostrando como é desenvolvido o trabalho sobre o trânsito na Educação Infantil.
Como todo aprendizado na creche ele acontece através de brincadeiras. As crianças enquanto brincam na pista aprendem a se comportar no trânsito, aprendem a respeitar o outro, a dividir e a trocar.
Durante as brincadeiras com os carrinhos fazemos algumas intervenções, como por exemplo: não correr, ter atenção para não machucar o amigo, ter cuidado com quem está sendo transportado e com quem está atravessando (pedestres). Introduzimos palavras dentro do contexto do trânsito (sinalização, pedestres, motoristas, faixas de trânsito, proibido e permitido,etc).
Desenvolvemos atividades que mostram a importância da adoção de posturas e atitudes voltadas para o bem comum, que promovam o respeito e a valorização da vida.
Um enfoque maior é dado a partir do pré I (4 anos), mas com o pequenos fazemos brincadeiras simbólicas através de fantoches, carrinhos, blocos para montar cidades e movimentar os carrinhos.
Observando as crianças durante a reprodução das brincadeiras, percebemos e identificamos o comportamento da família em determinadas situações no trânsito, pois elas reproduzem frases ouvidas dos diálogos dos adultos, assim como suas ações!
A matéria ficou excelente, o número de acidentes é muito grande e o que falta mesmo não é nem conhecimento ou prática: falta educação, respeito e bom senso! 
Assista a matéria !
 
 
 
Já fez uma visitinha no meu blog? Passa lá : Professora Melissa

6 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Bom demais! Parabéns Melissa pelo lindo trabalho!!! Abraço!

Matheus Amaral disse...

oi...que blog demais..adorei muito...e todos eles me servem...eu também estou nessa caminhada e esse ano termino em formação de professores! estou seguindo !

Matheus Amaral disse...

ah...aqui meu link...http://amaralstarlight.blogspot.com/

geice disse...

oie te achei no blog das mães e pais blogueiros rs tô te seguindo adorei seu blog espero vc no meu ta xerinhuuuu http://geiceperes.blogspot.com/

Rosangela Vali disse...

Oi Melissa!
Que encanto de blog e trabalho que você realiza. Amei as sugestões e atividades. Faço parte também do grupo professores virtuais. Conte sempre comigo. Já sou sua seguidora e dedico a vc o selinho presente que está na barra lateral do meu blog:http://rosangelaprendizagem.blogspot.com/
Um abraço e até mais, Rosangela

Prô Cris Chabes disse...

Olá meninas, conheci a Andréia Ramal no Twitter essa semana. Indiquei e ela retweetou.
Muito simpática
O vídeo com a entrevista é muito legal
Beijocas
Cris Chabes