16 de janeiro de 2012

Como trabalhar Projetos na creche

Os projetos devem ser usados nos diferentes níveis da escolaridade, desde a Educação Infantil até o ensino médio. O que é importante considerar é que cada um desses níveis possui especificidades e características peculiares que vão distinguir em alguma medida.
Entre esse diferentes  níveis, a creche aparece como aquele no qual muitos  acreditram não ser possível trabalhar com projetos de trabalho. Alguns fatores colaboram pra isso, como, por exemplo, o fato de essa etapa de ensino estar atrelada, na sua origem, às questões relativas somente a cuidados com a saúde e com a higiene e , consequentemente, não ser necessário preocupar-se com  a aprendizagem. Nesse entendimento, as crianças muito pequenas não necessitariam de um trabalho didaticamente organizado, pois ainda não teriam condições de aprender. Com os avanços das pesquisas na área e em estudos de teóricos mais contemporâneos, tal crença mudou radicalmente. Os estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky, entre outros, demonstram que as crianças aprendem desde que nascem.

Não consideramos mais a creche apenas como um espaço de "cuidar", é sim um espaço onde o aprendizado acontece a todo instante e aprendizados que nossos pequenos levarão para o resto da vida!

Os primeiros anos de vida da criança são marcados por uma constante busca de relações: as pessoas, os objetos e o ambiente são interrogados, manipulados, mediante uma atitude de intercâmbio interativo, juntamente com um processo de forte empatia.
Ao agir sobre o mundo, as crianças desenvolvem-se e constroem aprendizagens.
Os projetos podem e devem constituir-se em um eficente instrumento de trabalho para os educadores que atuam com crianças de 0 a 3 anos.
É importante lembrar que os projetos devem se rpensados a partir do grupo real de crianças, suas potencialidades aparentes e experiências significativas vivenciadas, pois delas podem irradiar novas experiências e situações de ensino.
os educadores de crianças pequenas precisam ser instrumentalizados para compreender a potencialidade de seus alunos e com ela poderem intervir adequadamente.
Os projetos com bebês tem seus temas derivados basicamnete da observação sistemática, da leitura que a educadora realiza do grupo e de cada criança. Ela deve prestar muita atenção ao modo como as crianças agem e procurar dar siginifcado às suas manifestações. É a partir dessas observações que vai encontrar os temas, os problemas, a questão referente aos projetos.

É fundamental organizar o espaço: interno (sala de aula) e áreas externas,incentivando as experiências corporais, afetivas, sociais e as expressões das diferentes linguagens da criança. O ambiente bem-estruturado, mas flexível e passível de mudanças, deverá prever a possibilidade de os materiais também se modificarem ao longo do ano.

Na creche o breçário fez o projeto " Animais marinhos" a partir da música "A baleia" que as crianças adoravam cantar, a professora observando a alegria das crianças ao falar deste animal, começou a mostrar outros que também vivem na água. Montaram um aquário de brinquedo após a professora trazer um de verdade. Nem preciso dizer que foi um sucesso!

Picaram o papel azul para fazer o mar