4 de janeiro de 2012

Como escolher uma escola para seu filho?

Escolher a escola a qual nossos filhos passarão por todo o ano letivo, ou por toda a sua vida escolar, é uma decisão que gera muitas vezes um grande estresse aos pais.

É de nossa total responsabilidade essa decisão e muitos pais esperam passar as festas de final de ano pra começar a pesquisar qual é a escola ideal pra faixa etária que seu filho está.

Através das dicas da Doutora em Educação Andrea Ramal, gostaria de tentar ajudá-los nessa difícil, mas não impossível, tarefa.

No livro, “Depende de você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso”, (para mais informações, clique aqui) tem um capítulo que explica como escolher uma escola. Você ganha agora um resumo desse capítulo e eu compartilho este brinde com vocês!


  • Você concorda com a proposta da escola?
Conheça em detalhes o projeto político-pedagógico. Verifique se a linha da escola está em sintonia com os valores da sua família e com a maneira de ser da criança ou do jovem.  
  • Qual a posição da escola na relação com a família?
A escola precisa entender a família como parceira. Verifique quais são os canais de comunicação entre a escola e a família e com que periodicidade as reuniões acontecem. Analise se o site da escola oferece informações sobre a proposta pedagógica e se há um espaço reservado para que os pais tenham acesso a informações exclusivas.  
  • O espaço físico é apropriado?
Verifique se o espaço da escola favorece a aprendizagem. Como são as salas de aula, os espaços para esporte e lazer, ambientes de leitura e os laboratórios.  
  • Os professores são bem preparados?
Informe-se se os professores são bem preparados e como seu trabalho é avaliado. Pergunte a média de reprovações nas turmas. Se ela for alta, isso é um motivo de preocupação. E se tiver conhecidos que têm filhos na mesma escola, pergunte se gostam das aulas e se consideram que a avaliação da aprendizagem é adequada.  
  • A escola investe em infraestrutura?
Verifique se a escola está aparelhada com o mínimo de recursos, mídias e tecnologias compatíveis com a educação de hoje.  
  • A escola se preocupa com a saúde e a segurança dos alunos?
Consulte se a ficha do aluno inclui informações relativas à saúde. Verifique qual procedimento o colégio adota para caso de emergências ou acidentes.  
  • A educação está atualizada com as tendências de hoje?
Como parte da formação para a cidadania, boas escolas desenvolvem com os alunos projetos com temas importantes para a realidade atual, como por exemplo, tratando da nossa relação com o meio ambiente, estudos sobre direitos humanos ou projetos de engajamento em trabalhos sociais e comunitários.  
  • Como é o tratamento dos funcionários com pais e alunos?
Como você é recebido? Os funcionários são gentis e dão a impressão de que seu filho também será bem-vindo? Existe respeito entre as pessoas? Os alunos e professores se sentem bem na escola. Este ponto também tem relação com o projeto político-pedagógico.  
  • A localização da escola está de acordo?
Você não deve escolher uma escola só porque é perto da sua casa. Por outro lado, não pode desprezar completamente esse critério.  
  • Qual é a nota da escola?
O Brasil tem sistema que mede a qualidade do ensino das escolas, é o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Consulte a nota da escola e a média do seu estado na internet.

Autora de "Depende de Você - Como fazer de seu filho uma história de sucesso" (LTC)


4 comentários:

Carol Sales disse...

Essa é uma escolha que não é das mais fáceis! Às vezes fico pensando se pelo fato de eu ser professora, acabo me tornando ainda muito mais exigente ao escolher uma escola... Tem horas em que eu acho que nenhuma se enquadra no que eu espero...rs.

Grazi, mãe do Principe disse...

Pode crer Genis , dicas importantisssimas , vc como sempre arrasando nas postagens .
bjus e muitas saudades de ti .

Marcela disse...

oi flor vim retribuir sua visita muito obrigado e volte sempre beijos http://marcelaminhasartes.blogspot.com

melissa disse...

Este ano também tive que procurar uma escola para minha filha e confesso não foi nada fácil!Tive que pesar fatores como mensalidade e proximidade para escolher!Mas tenho certeza que Bia ficará muito bem!