13 de novembro de 2011

Sonho que se sonha junto

Durante esta semana participei da XVI Semana de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um evento, que creio eu, foi muito importante para minha vida profissional pois me abriu muito horizontes... Mas esta história contarei a vocês  lá no Educar para Transformar. 
O que hoje venho compartilhar com vocês é a belíssima frase utilizada pela professora Lia Ciomar Macedo de Faria.  Onde a mesma dizia da importância que tem aquele sonho que se sonha junto... A educação é assim... um sonho e para que ele se realize é mais do que necessário que todos os envolvidos no processo estejam sonhando o mesmo sonho. A sensibilidade trazida na fala da professora me fez refletir sobre a importância de estarmos sempre recendo nossos conceitos, perguntando, criticando... enfim, lutando para que a educação possa seguir seu rumo correto... Utopia minha? Quem há de saber... Mas creio que não podemos deixar de lado nossa capacidade de sonhar... de esperar... de acreditar... Sem essas "ferramentas" não há como tornar realidade um desejo que creio eu é, ou deveria ser de todos.
Para ilustrar um pouco mais a fala da professora trouxe a vocês este pequeno vídeo que foi compartilhado pela amiga Ianê Mello, professora e poetiza, lá no grupo do Facebook. Espero que apreciem ... E que nossos sonhos possam continuar sendo sonhados juntos....



Boa semana a todos!!!
Sonhem  bastante
E sonhem juntos!!
Abraços

3 comentários:

Ianê Mello disse...

É sempre importante repensar e educação.
Trago aqui uma frase do grande educador paulo Freire:

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"

A capacidade de sonhar nos faz reformular conceitos, atitudes e nos propulsiona a mudança.
Vivendo o hoje, de maneira engajada e crítica, abrimos espaço para o sonho e para a construção de um futuro mais promissor.
Estar no mundo, para aqueles que sonham, não é um mero adaptar-se a ele, mas sim utilizar cada espaço possível para na prática tornar possível nossa utopia.
O sonho existe em nós para ser posto em prática e não para morrer silenciado.

Parabéns pela postagem, Vanessa.
Nunca desista de seu ideal.

Palavras de uma educadora que sempre procurou percorrer esse caminho e agir de forma coerente com seu sonhar.

Grande bj.

Genis disse...

Oi Vanessa, vc como sempre nos instigando a reflexões...
É vdd, a educação é um sonho que deve ser sonhado junto mesmo... sabe que às vezes me sinto remando (sonhando) sozinha em muitas situações... mas ainda não desisti...
Beijos querida, Genis ♥

Vanessa Vieira disse...

Não desista não amiga!!! Estamos aqui juntinhas nesta barco... Vamos até o final!!! Beijos!!!