17 de outubro de 2011

Pequenos aprendizes, grandes professores

Esta semana a equipe do Jornal "O Globo" nos procurou para falarmos sobre a Educação no trânsito  em nossa escola e como sou a coordenadora pedagógica contei para eles um pouquinho do que fazemos nos momentos onde abordamos o tema.

Na escola temos uma pista com alguns carrinhos e lá, durante brincadeiras e representando papéis, as crianças mostram muito do que  já sabem sobre como se comportar no trânsito!


A entrevista que dei fazia parte de um encarte de carros e a matéria era "Trânsito não é brincadeira"(Jornal "O Globo-12/10/2011), vou citar aqui algumas citações importantes:

"Na escola a criança aprende as noções básicas de trânsito-nem tão básicas assim para alguns marmanjos...Invariavelmente, os intervalos são marcados por lúdicos minutos na pistinha criada no pátio.

-É assim, brincando que as crianças tomam consciência de que os valores devem ser respeitados: o sinal vermelho, o limite de velocidade, a faixa de pedestre...-explica a coordenadora pedagógica Melissa Machado.
Segundo ela, a consequência deste trabalho de formiguinha é levar o conhecimento aos adultos.Por mais que a lição seja dura.

-Alguns ficam até sem graça, porque as crianças chamam a atenção mesmo. Quando um adulto é repreendido, deve aproveitar a oportunidade e aprender a lição.A escola ensina, mas o modelo para as crianças vem dos pais!(Melissa Machado)


A turma da Mônica também ensina as leis de trânsito.Maurício de Souza já perdeu as contas de quantas vezes que a turminha trabalhou a serviço da educação no trânsito, com o objetivo de transformar os pequenos em cidadãos melhores!






Aqui o link da reportagem, mas, infelizmente ela é aberta só para assinantes!

E na escola de vocês,como este assunto é abordado?
Boa semana
Professora Melissa



3 comentários:

Prô Cris Chabes disse...

Olá Melissa a escola em que o filho de uma amiga estuda até mesmo montou um trabalho sobre educação no trânsito e as crianças interagiram tanto que quando ela sai na rua o filho dá instruções de farol vermelho, placas, etc.
Muito bom esse projeto
Cris

Vanessa Vieira disse...

ADOREI!!!! Como sempre belo trabalho Mel!!! Saudações ao pessoal da sua escola e a você também!

Genis disse...

Mel, vc tá muito chique dando entrevista!! Ui!!
Mas olha, tu merece. Já falei um milhão de vezes como amo os seus projetos e agora como pedagoga, ninguém te segura mais!!!
Parabéns a vc e a toda equipe escolar!

Beijos, Genis ♥