24 de outubro de 2011

Parabéns Ziraldo!

Hoje Ziraldo Alves Pinto está comemorando seus 79 anos!

ZIraldo na Feira do Livro Infantil

Esse "mineirim" nascido em Caratinga é um dos maiores escritores da atualidade...Acho que não existe uma criança sequer que não saiba algum título seu!
E o seu personagem mais famoso, o Menino Maluquinho é conhecido no mundo inteiro!
Para nós professoras, conhecer um pouco da vida dele é mais do que uma obrigação...Eu sou fã, não só como escritor mas como um incentivador da cultura em nosso país!
O pai do Menino Maluquinho 
Ziraldo Alves Pinto passou toda a infância em Caratinga. É irmão do também desenhista, cartunista, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto, seu grande amigo. Estudou dois anos no Rio de Janeiro e voltou a Caratinga, tendo concluído o módulo científico (atual ensino médio). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957. Seu talento no desenho já se manifestava desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas seis anos de idade.
Começou a trabalhar no Jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores.

Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1064, logo após o início do regime militar no Brasil. Nos anos 70, a Editora Abril relançou a revista, desta vez, porém, sem o sucesso inicial.
Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve!
Turma do Pererê

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.

Algumas curiosidades sobre o grande Ziraldo:
  • Ziraldo foi um dos fundadores da Banda de Ipanema
  • No carnaval de 2003, foi tema da escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde
  • Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.
  • Muitas vezes Ziraldo colabora com projetos sociais de cunho educacional e mesmo causas ambientais, como por exemplo a criação da logomarca da RPPN Rio das Lontras, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural próxima a Florianópolis, Santa Catarina.
(Fonte Wikipédia)

Professora Melissa

2 comentários:

Prô Cris Chabes disse...

Olá Mell
Eu adoro Ziraldo
Ele é criativo e muito simpático
Já o vi em uma feira de livros aqui em São Paulo
Li uma vez Uma professora muito maluquinha em capítulos para meus alunos e eles adoraram
Beijocas e excelente post
Cris

Genis disse...

Mel, eu adoro Ziraldo tb!
Cera vez ele veio ao SESI, mas infelizmente eu ainda não trabalhava lá e foi um evento interno....
Parabéns pelo post!
Beijos, Genis ♥