20 de outubro de 2011

A Day at the Zoo



Não teve como passar pelo blog do professor Willian Paulon e não me apaixonar!
O blog é voltado pra língua inglesa e possui atividades super interessantes.
Confira a atividade abaixo, eu achei o máximo!
Parabéns professor Willian! Seu amor pelo o que faz me contagiou!
Professora Genis



Como surgiu a atividade?

O Zoológico é um lugar aonde você só vai em dois períodos da sua vida, quando você é criança ou quando você tem filhos. No meu caso é a terceira opção, eu sou professor!
Tudo surgiu quando eu decidi ir ao Zoológico de São Paulo a passeio, pois já havia muito tempo que eu não via animais grandes e de verdade. Passeando pelo zoológico eu notei que todos os animais são “catalogados” pelo seu nome científico, em português e em Inglês! Daí em diante foi usar a imaginação.

O que eu preciso para esta atividade?

Disposição para um dia de muita diversão, visitar o local do evento antes para poder planejar a atividade e muita criatividade.

Vamos lá! Antes de levar minhas crianças até o Zoo de São Paulo, eu tive que preparar todo o ambiente escolar a fim de dar significado e prepará-los para a atividade que seria realizada durante a visita.

Utilizei de cartazes de animais pela escola para ilustrar e preparar o ambiente para receber as crianças. Pintamos, recortamos e fizemos jogos relacionados a animais durante toda a semana. Ouvimos músicas e nos divertimos durante algumas horas com os animais em inglês. Estabelecemos o dia da cobra, onde todos tinham que rastejar como uma, o dia do macaco, onde todos tinham que pular de lugar em lugar, até que todos os alunos tivessem conteúdo suficiente para participar da tão esperada visita ao zoo.

O convite foi feito não só para os alunos, como também para os pais, o objetivo da atividade era que os alunos fossem capazes de ajudar amigos e família com o conhecimento que eles adquiriram durante as atividades na escola. A intenção era que eles utilizassem a língua de forma real, perante uma necessidade, a necessidade de levar o seu grupo ao fim da atividade proposta.

Ao chegar ao zoo, os grupos foram feitos e a tarefa estabelecida. Cada grupo recebeu um “dossiê” contendo as tarefas.

1 Tarefa) Completar a tabela com os nomes dos animais em Inglês que correspondem as descrições.

A descrição dos animais foi feita pelas características físicas e seus nomes científicos. Então para chegar a uma resposta certa, o grupo tinha que avistar o animal, verificar suas características físicas e confirmar seu nome científico.

2 Tarefa) Escolher um dos animais e realizar uma rápida apresentação.

Esta apresentação era livre, porém o grupo tinha que se dirigir até a arena do animal e falar em Inglês sobre aquela espécie. Neste momento, o grupo necessitava da presença de um professor para validar seus pontos.

As tarefas parecem simples, mas pense no tamanho do zoológico e na quantidade de animais existentes, apenas com um mapa é capaz de realizar essa atividade, então não se esqueça de retirar um na entrada.

Para concluir a atividade, todos os grupos deveriam estar no local e hora estabelecidos no “dossiê”. Neste momento, todos os grupos tiveram a oportunidade de compartilhar como foi seu dia, contando momentos engraçados e quantas coisas novas foram capazes de aprender.

DICAS:

Se eu tivesse planejado essa atividade hoje, utilizaria um pouco mais de tecnologia, essa atividade foi planejada para crianças de 8 a 11 anos, e todos nós sabemos que a grande maioria carrega celulares que tiram foto, filmam e tocam música. Eu pediria para que o grupo fizesse um vídeo com os animais mais engraçados ou assustadores do zoo. Depois era só compartilhar com os outros grupos em Inglês!

Por que fazer esta atividade?

A língua é algo vivo que se transforma a todo tempo e isso só ocorre quando utilizada de forma significativa. Crianças só aprendem uma segunda língua através de uma aprendizagem não forçada, em um ambiente seguro, contextualizado e motivador.

A aprendizagem de uma língua não precisa ter uma lógica pré-determinada onde primeiro se aprende os números, depois os dias e por fim animais, não foi assim que aprendemos nossa língua mãe. A língua tem de ser livre, manipulável, aberta a escolha de palavras, assim também deve ser uma aula quando se trata de crianças. Crianças precisam tocar, cheirar, correr, gritar, assistir, chorar, correr mais e experimentar tudo o que já experimentaram em sua língua mãe, contudo agora, em uma segunda língua.

A atividade no zoológico fez com que os animais expostos nos livros criassem forma, cheiro, som e seres vivos plausíveis de admiração. But this time, In English!

  
Resultado da atividade

O resultado foi um dia cheio de aprendizagem e um dia memorável a todos os alunos e professores que participaram dessa atividade.

Depois do Zoo, vieram atividades em parques, shoppings e mercados. Mas estas ficarão para um próximo post!


Retirado do blog A LOUSA SUMIU! E AGORA?


5 comentários:

Pedagoga Viviane disse...

Olá, Vanessa, Cris e Genis vocês estão de parabéns, o blog é um sucesso,MARAVILHOSO!!!!
Muito rico nos conteúdos e fofo...
Aguardo a visita de vocês no meu humilde blog.Ficaria muito feliz em ter vocês como seguidora e ver meu link(selinho) no blog de vocês!!!!
Mil bjs
Estarei sempre por aqui!!!
hptt://orientarpedagogos.blogspot.com

Vanessa Vieira disse...

Ai ai ai! Adorei! Bom demais Genis!!! Como sempre você arrasou! heheh! BJus!!!

Olá Viviane!
Obrigada pelo carinho e pelo comentário! Ficamos muito felizes com a tua visita! Seja bem vinda!

melissa disse...

Na quarta-feira fizemos uma visita ao zoo do RJ,como em minha escola temos inglês diário foi muito legal ver as crs falando os nomes dos animais em inglês!Muito bom esse prpjeto!Gostei da sugestão do blog!

Genis disse...

Mel e Vanessa, eu amo esses projetos envolvendo a língua inglesa, vcs sabem. E qto menores as crianças, maior é o interesse pelos animais, não é verdade?

Viviane, bem vinda! Esse espaço é todo seu!

Beijos, Genis ♥

Prô Cris Chabes disse...

Olá
Já fui ao ZOO aqui em SP algumas vezes com meus filhos, mas com meus alunos nunca
Achei o máximo esse projeto
Beijocas
Cris