22 de setembro de 2011

Recife sedia 9º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação



 

As novas abordagens e práticas dentro da sala de aula como instrumentos de potencialização do ensino serão mote para a 9º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, entre os dias 28 e 30 de setembro, no Centro de Convenções, em Olinda.  O evento, que já se solidificou como o maior do Brasil na área educacional, terá como tema Educação, Tecnologia e Responsabilidade Social, levantando debates entre acadêmicos e demais profissionais do setor. A expectativa é mais de 3,5 mil congressistas de vários lugares do Brasil.  
         Um dos focos desta edição será os desafios encontrados no sistema educacional frente ao dinamismo do mundo moderno, título da conferência magna de abertura, “Os Desafios da Educação em Tempos de Mudança”, que será comandada por Moacir Gadotti, conceituado acadêmico do setor educacional, teólogo e autor de mais de 40 livros, discípulo de Paulo Freire. O congresso contará ainda com outros 35 palestrantes do Brasil, Chile, Colômbia e Inglaterra, entre os quais figura o gaúcho Max Haetinger – mestre em educação e autor de vários livros voltados para fenômenos educacionais -infantis – e o chileno José Weinstein, ex-ministro da Educação do Chile, responsável por  alavancar as notas do Chile no Pisa.
         Ao todo, serão 16 palestras, 16 minicursos e seis conferências em três dias de programação, com temas como Aprendizagem Móvel, Virtudes e Educação: o Desafio da Modernidade, Neurociência e Tecnologia, Educação 2.0 e Jogos Digitais na Escola: a Construção de Novos Arranjos Sociais”Inclusão: Tecnologia para quem?, Criatividade: a Revolução na Sala de Aula”, entre outros.
         Devido ao sucesso na última edição, o evento traz outra vez a Olimpíada de Jogos Educacionais (OJE), que será promovida em uma espécie de lan house em um espaço de 25m². Criado pela Joy Street, empresa do Porto Digital, o jogo promete estimular disputa entre professores por meio da aplicação de um quiz sobre várias disciplinas. O participante com a maior pontuação receberá um prêmio surpresa.

Atividades extras - Paralelo às palestras e oficinas, o Congresso Nacional de Tecnologia da Educação promove mais uma vez o Salão de Tecnologia e Inovação, dedicado à divulgação e comercialização de produtos e serviços inovadores. O Salão contará com uma ala dedicada a instituições ligadas à Educação, outra voltada para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma terceira destinada a soluções tecnológicas para empresas”, detalha Arnaldo Mendonça, coordenador do evento. Serão mais de 30 empresas participantes, entre editoras, universidades, empresas de TIC, telefonia, informática, sistemas de ensino e desenvolvimento de sistemas para indústria e comércio.
         Outra atividade de destaque é o Espaço do Conhecimento, coordenado pela Faculdade Senac – PE, destinado à socialização de relatos de experiências, resultados de pesquisas científicas e produção de material didático em relação ao uso de tecnologias na educação, bem como de soluções inovadoras no ensino. O Espaço bateu recorde em número de inscrições este ano. Foram selecionados 100 trabalhos de comunicação oral e 100 de pôsteres, ao total - 120 a mais que no ano passado - que abordam temas como Educação Inclusiva, Educação a Distância e Educação Ambiental.

Serviço:



Jornalista Antonio Tiné


..............................................................................................................
Quer participar do  blog Educação em Foco?
Nos envie uma postagem!
Todas as terças feiras é dia do colaborador.
Coloque seu conhecimento na Rede!
Divulgue seu trabalho!


Nenhum comentário: