4 de setembro de 2011

Diálogo com professores III (final)

Não faça aos outros aquilo que 
não que quer façam com você.

Neste último vídeo, Jostein nos faz refletir basicamente sobre a consciência planetária. A importância de voltarmos nosso pensamento para a educação ambiental a educação do homem ara preservar e cuidar daquilo que é seu mas que será também de seus filhos, netos, bisnetos... O autor menciona que deveríamos, agora que temos os direitos humanos, criar um código, ou um documento, que nos fizesse refletir também, sobre nossos deveres... Será que estamos cumprindo nosso dever para que futuramente nossos filhos possam usufruir deste planeta tão ou bem como nos usufruímos?  Vale a pena pensar nisso.
Outro ponto importante que me chamou a atenção neste vídeo, foi frase que destaquei a ali no início do post.  
Não faça aos outros aquilo que  não que que façam com você... 

Será que temos nos lembrado dela quando estamos em nossas sala de aula? Se hoje, você tivesse que assistir uma aula preparada por você, você sairia dela satisfeito? Será que temos nos colocado no lugar de nossos alunos? Vamos pensar neste aspecto e nos colocar no lugar daqueles a quem ensinamos. Deixemos também que eles nos ensinem!

Espero que vocês tenham gostado dos vídeos apresentados aqui, creio que as discussões trazidas por ele são muito importantes para trazer de volta o ânimo, a esperança dos educadores para o desenvolvimento de uma boa educação.


Abraço!
Vanessa Vieira

2 comentários:

Genis disse...

Vanessa, vc sempre nos traz grandes reflexões.
Obrigada por ser tão completa!
Beijos, Genis ♥

Prô Cris Chabes disse...

Olha Vanessa, esse é o terceiro e último vídeo? Que pena!
Fechou com chave de ouro, mas foi muito legal entender sobre Reciprocidade, a principio uma palavra diferente mas que já faz parte do cotidiano de quem luta por um mundo melhor.
Beijocas
Cris Chabes