7 de setembro de 2011

Dia da Independência

Como falar sobre o dia da independência com sua turminha de 6 anos?
imagens do google
Hoje, 06 de setembro, meu dia de aula começou assim: 

Na hora da entrada cantamos o Hino Nacional e fomos para a sala de aula, lá perguntei as crianças se eles sabiam qual era o motivo de termos cantado o Hino Nacional e do feriado de 7 de setembro?

Somente uma menina levantou a mão respondendo: "Sei que é o dia do Pedro." .Então perguntei: "Quem é o Pedro?" ao que ela respondeu: "Sei que foi um rei." 

Começamos uma conversa sobre como os portugueses chegaram ao Brasil e por que eles deram esse nome ao nosso pais, em homenagem a quantidade de  madeiras vinda de uma árvore que havia aqui. 
imagens do google

Tudo de uma forma bem sutil utilizando um globo para mostrar o caminho feito por mar até chegarem aqui. Disse que no Brasil havia muito ouro, pedras preciosas e as madeiras como o pau Brasil que eram retirados e enviados a Portugal para serem vendidos lá e que pouco deste dinheiro ficava de fato no país. Daí expliquei que depois de muitos anos o príncipe Dom Pedro disse que seria melhor para os brasileiros se o dinheiro arrecadado com a venda ficasse no Brasil para que pudéssemos construir casas, fábricas, pontes, ruas e escolas. Assim D Pedro declarou que a partir daquele momento, 7 de setembro de 1822, o Brasil seria dos brasileiros. 

A partir deste momento a turma começou a perguntar como o dinheiro foi criado, se ainda havia ouro no Brasil, se havia reis, onde morava Dom Pedro, se ele tinha filhos, onde trabalhava e principalmente onde os índios moravam. 
Todos ficaram muito atentos as perguntas dos amigos e ao final a história contada pareceu bastar para matar a curiosidade da turma. Sei que a cada ano, eles vão aprender mais sobre a história do nosso país. 

Sinto que os livros didáticos tragam apenas o momento do grito do Ipiranga, sem contextualizar a economia, a cultura, a sociedade e sua formação social, a religião e sua influência nos costumes e no cenário politico no Brasil e no mundo, mas tenho a esperança de que cada um dos pequenos brasileiros curiosos de minha sala tenham a oportunidade de participar da história lutando por um país mais justo para todos.



"Parabéns, ó brasileiro,
Já com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil."

Um feliz dia da Independência aos amigos do Ed. em Foco.
Beijocas
Cris Chabes


Observações: Após ler Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda,1808 e 1822 de Laurentino Gomes e o Guia Politicamente Correto da História do Brasil de Leandro Narloch fica difícil acreditar em contos. É  preciso conhecer um pouco mais de História, ir além dos livros escolares.

Um comentário:

Genis disse...

Que gracinha de aula e que crianças espertas, perguntarem sobre o dinheiro, ouro, reis...rsrsrs
Adorei!
Beijos, Genis ♥