5 de setembro de 2011

Dia da Amazônia

No dia 5 de setembro comemora-se o dia da Amazônia, a maior floresta do mundo.
E neste ano a comemoração ainda é maior, pois 2011 foi marcado para ser o Ano Internacional das Florestas!Segue sugestões de atividades para fazer com os pequenos:
árvores feitas com rolinho de papel

O sapo cururu,o maior sapo da Amazônia,feito de caixinhas de remédios

Trabalhando o esquema corporal

Peixinhos feitos de rolinho de papel

peixinhos feitos com pratinho de papelão

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a nossa Floresta Amazônica, via brasilescola:
A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.
A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.
Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossutentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinquenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.
A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.
O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
A seringueira é uma das espécies vegetais mais importantes da região, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.
Várias espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.
A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou em 1990 um trabalho sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.
Atualmente, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.
Pessoas influentes da televisão têm lutado para a preservação da floresta amazônica, através da coleta de assinaturas para que seja feita modificação na Constituição Federal do país, no que diz respeito à preservação da floresta. Através do projeto “Amazônia para Sempre”, buscam junto aos nossos governantes “a interrupção imediata do desmatamento da floresta amazônica.” Você também pode participar!
Com tantas riquezas, a Amazônia tornou-se interesse de grandes potências do mundo. Alguns países têm publicado em seus livros de geografia que a floresta é parte do patrimônio mundial, o que não é verdade. A Amazônia pertence ao território brasileiro e não podemos deixar que outras nações retirem o que é nosso.

5 comentários:

Muito Criança disse...

Gente quanta criatividade, adorei aqui e aproveitei pra linkar vcs. Se tiverem um time, dá um pulo aqui. bjs

Genis disse...

Perfect! Fantastic!
You are a wonderful teacher!
I love your ideas.

Prô Cris Chabes disse...

Nossa Mell que graça de aula. É tão difícil falar de alguma coisa que parece tão longe do cotidiano das crianças.
Adorei que suave os desenhos.
PArabéns mais uma vez
Cris Chabes

Vanessa Vieira disse...

Também gostei muito Melissa. Tenho certeza que os pequenos, os maiores e os grandes irão sair desta aula satisfeitos! Bom demais!!!

Muito Criança - Bom vê-la por aqui! Seja bem vinda!

melissa disse...

Iniciamos os estudos sobre a AMazônia com essa minha turminha atual,e está sendo incrível,cada dia uma descoberta...o conhecimento de mindo das nossas crs é incrível,sabem muito mais do que podemos imaginar!