7 de agosto de 2011

Trazendo a poesia para nossa sala de aula.

Bom dia,
Como falei na semana passada no post de hoje voltaremos a falar sobre a importância da poesia na sala de aula. Vimos, no post anterior, que em primeiro lugar o professor precisa estar motivado para este tipo de trabalho (e você está?). E nesta semana veremos quais as possibilidades de viabilizar essas atividades ou como realizá-las.
Falei também na semana passada, que estaria fazendo algumas pesquisas sobre o assunto para trazer melhores informações para vocês, e pesquisei, mas resolvi mudar de ideia. 
Irei compartilhar em um pequeno resumo reúno dicas que encontrei durante as pesquisas e as minhas vivências na sala de aula. 
Assim o que termos hoje, são algumas dicas de como tornar a poesia presente em nossas escolas. Observe que em alguns momentos as dicas estarão voltadas para você professor enquanto pessoa, ser humano... E outras, para você professor enquanto profissional. 


Vamos às dicas?


1) Abra um livro de poesia e comece a ler com frequência para os colegas na sala dos professores, Leia para seus filhos, sobrinhos...


2) Quado estiver lendo, leia como se estivesse conversando com outra pessoa;


3) Procure imaginar as cenas que a poesia traz:


por exemplo:


Cidadezinha Qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar, amor Cantar.
Um homem vai devagar.
um cachorro vai devagar.
Um burro vai de vagar.

Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus...

(Carlos Drumond de Andrade)


(leia o poema tentando imaginar cada umas das situações que o poeta lhe trouxe.....Corre lá, leia novamente! Conseguiu?)


Alguma coisa parecida com a imagem abaixo passou pela sua cabeça?


Encontrei essa imagem na interne há algum tempo
achei linda demais 




4) Separe dois dias na semana (10 a 15 mim), para ler uma poesia para a turma, sem obrigação de interpretá-la. Leia sem "compromisso".


5) Crie poemas coletivos com a turma


- Peça que eles observem o dia e falem algumas palavras sobre imaginaram enquanto estavam observando. Enquanto forem falando escreva as palavras no quadro. Em seguida peça que utilizem as palavras ditas para criar um poema sobre aquele dia....


Vejam o exemplo de minha turma.


Eles observaram o dia 5 de agosto e as palavras que disseram foram:


Bonito - Sol - Praia - Frio - Maneiro - fogo


e o poema ficou assim:


5 de agosto


Neste bonito de sol
vai bem ma praia
mas, quando a gente volta sente frio
Por isso, o maneiro mesmo
é fazer fogueira para ver o fogo esquentar.
(Turma 101)






6) Desafie-os a criar suas próprias poesias. Explique que a poesia pode ser somente falada ela necessariamente não precisa estar escrita, nós as escrevemos para não esquecer.

7) Conte as curiosas histórias das vidas dos poetas.

8) Separe na sala um cantinho para a Poesia

E por último....

Faça com que a poesia esteja 
sempre presente em sua sala e na vida de seus alunos. 
Assim logo, logo ela se tornará um habito.

Espero que tenham gostado
Boa semana a todos

2 comentários:

Denise Malafaia Cerqueira disse...

Que beleza de post, meninas!
Aliás, parabéns, todo o blog é tão bonito como útil.
Vou divulgá-lo.
Bjs!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Vanessa, eu adoro esse gênero textual POESIA. Já trabalhei um projeto com uns alunos de 4 série que tive e ficou muito legal.
Excelente ideia deste post.
Beijocas
Cris Chabes