30 de agosto de 2011

Projeto Brinquedo e Brincadeiras

Durante o meses de setembro e outubro irei desenvolver com minha turma o Projeto Brinquedo e Brincadeiras.
Todas as etapas deste projeto ficarão disponíveis neste blog as terças feiras. Acompanhem e se quiserem participem com sugestões.
Beijocas
Cris Chabes


Projeto Brinquedo e Brincadeiras
Quadro de Ivan Cruz - imagem do Google
Justificativa e Objetivo Geral: 


Hoje as crianças costumam passar muito tempo brincando com o vídeo-game, computador  ou com brinquedos eletrônicos e quase não podem mais brincar na companhia dos amigos da vizinhança como seus pais faziam. Assim esse projeto busca o resgate das brincadeiras antigas com o objetivo de reviver, elaborar e realizar jogos promovendo a socialização e a interação entre as crianças, suas famílias e a comunidade local, incentivando a cooperação, o respeito e a valorização da cultura preservada na memória através dos tempos.


Estratégias:

  1. Realizar uma conversa prévia sobre quais brincadeiras as crianças costumam brincar
  2. Observar e refletir as pinturas de Ivan Cruz, sobre brincadeiras infantis
  3. Pesquisar com seus familiares quais eles mais gostavam
  4. Promover uma manhã de "brincadeiras" onde cada familiar que puder comparecer vai contar como era  sua infância e quais as brincadeiras ele e seus amigos mais gostavam 
  5. Relembrar e registrar as brincadeiras para formar um manual
  6. Confecção de um brinquedo com material reciclado
  7. Realizar uma exposição para a escola promovendo oficinas das brincadeiras antigas e atuais
Esta semana realizaremos a primeira e segunda estratégia. Conhecer quais as brincadeiras preferidas da turma e conhecer o pintor brasileiro Ivan Cruz que tanto retratou as brincadeiras de sua época em suas obras.

Ivan Cruz - imagens do Google
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança... Leia mais em http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/


A maioria de seus quadros retratam brincadeiras infantis.
Aguardem mais etapas!!




11 comentários:

Christiano Guerra disse...

Olá, tudo bem?
Obrigado pelo carinho com o Projeto "Brincadeiras de Criança".
É uma felicidade saber que as pessoas gostam das obras do Ivan Cruz.
Por favor, nos envie o projeto que vocês estão realizando para meu pai conhecer e arquivarmos.
Saiba que temos o total interesse em ir conhecer vocês, levando um pouco do nosso Projeto para vossa escola. Para a nossa ida é preciso agendar com a Ludmila Guerra – transporte, estadia, alimentação e gastos gerais para duas pessoas (Ivan Cruz e uma pessoa da Equipe).
Não sei se você conhece o início do nosso Projeto.
Ele nasceu depois de um Quadro – “Crianças Brincando na Praça” em 1990, dando inicio a Série “Brincadeiras de Criança”, onde o Ivan Cruz resgata as brincadeiras de sua infância.
Hoje já são mais de 500 quadros e esculturas, com cerca de 100 brincadeiras diferentes.

Christiano Guerra disse...

Trabalhamos em família, eu sou filha do Ivan Cruz, que fico na área de responder os e-mails ( meu pai recebe e me envia, me informa as respostas) ele faz questão de estar sempre atento a tudo que envolve suas obras e fico também na parte pedagógica, com palestras, oficinas de brincadeiras e brinquedos ... minha mãe, a Vera fica na criação dos derivados, atendimento ...
Uma família que vive da Arte e para Arte !!!
Não deixe de participar e conhecer o nosso site www.brincadeirasdecrianca.com.br e http://arteivancruz.blogspot.com/ nele você encontra muitas informações, fotos, vídeos, projetos de professoras ,e-mais enviados, TABELA DE PREÇOS QUADROS, ESCULTURAS E DERIVADOS (Livro, Caneca, gravura, camisa, caderneta, imã, quadrinhos, porta jóia, chaveiro, postal, brinquedos pedagógicos-jogos da memória, dominó (com as imagens dos quadros) ... -enviamos pelo correio -Lembrando que criamos imã, cartões e lembranças com a logo de sua empresa com as imagens dos quadros.
Nosso site oficial www.brincadeirasdecrianca.com.br

Christiano Guerra disse...

Se você realizou ou está realizando algum projeto com as obras do Ivan Cruz, seria uma alegria receber uma cópia,fotos, vídeos, informações:
Nome da Escola - Colégio - Faculdade ou Instituição:___________
Endereço:
Bairro:
Cidade/estado:
Telefone:
Site:
E-mail:
Direção:
Coordenadora pedagógica:
Professora:
Turma:
Série:
Nº de alunos:
Faixa etária:
Tema do Projeto:
Intenção:
Justificativa:
Início e término:
Cópia do trabalho pedagógico:

Cópia dos trabalhos realizados pelos alunos:

Fotos:
Vídeos:
Textos das crianças:

Christiano Guerra disse...

Por favor, para nosso arquivo precisamos de um documento da Escola - Colégio - Faculdade e/ou Instituição pode ser enviado por e-mail – ludguerra@gmail.com ou pelo correio Rua Silex 34 – Portinho – Cabo Frio – R.J. – CEP 28915-327
Depois do recebimento das informações serão enviados anexos: - resposta da ausência do rosto, música, letra da música ...para você conhecer um pouco mais o nosso Projeto.
O Ivan Cruz fica super contente em conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados inspirados em suas obras, isso da energia para ele continuar essa caminhada.

Christiano Guerra disse...

Queridas editoras, escritores, instituições, escolas, professores ... as imagens do Projeto "Brincadeiras de Criança" estão em livros didáticos e para didáticos das Editoras: Ed. do Brasil, Ed. Saraiva, Ed. Aymará, Ed. Ática,Ed.Tempo Composto, Ed.COC, Ed. SAS, Ed. Moderna, Ed. IESDE, Ed. Positivo,Ed. FTD,Multirio, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Barueri, materiais de professores, universidades ... entre outras.
Caso haja interesse da utilização do uso da imagem, pedimos a gentileza do envio do modelo do seu projeto para a nossa apreciação e a proposta para o uso do mesmo.
Vamos respeitar o uso de imagem dando créditos ao seu autor e nnnnnnprincipalmente ensinar as nossas crianças o respeito pelo artista e sua obra.
Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/Leis/L9610.htm
Faremos um contrato com o nº de tiragem, relação da imagens, valores e o tempo da utilização.
Com relação ao uso das imagens não se preocupe para professores em geral não há custos (ufa? acho que você ficou feliz em saber disso, né? rs)
O contrato é para nossos arquivos e controle !!!
O Ateliê é na nossa casa:
Rua Silex nº 34 Portinho - Cabo Frio - R.J. Cep - 28915-327
Você conhece Cabo Frio? é Próximo ao Clube do Canal.
Nosso contato: 22 2647 2957 cel do Ivan Cruz 22 88190511
Sua visita será muito importante para o artista !!! É Só Marcar !!!

Um forte abraço. Precisando de mais informações é só pedir.
Equipe Projeto Brincadeiras de Criança.

Ivana - coisademae disse...

que lindo projeto! A escola das meninas na unidade passada trabalhou com esse mesmo tema e foi muito bom! Adorei conhecer o trabalho de Ivan Cruz, que delicadeza, lindo!

Parabéns pelo projeto!

Valéria Poubell disse...

Adorei o blog de vocês, meninas. Estão de parabéns! Além de prestarem um serviço de qualidade, nos motivam a acreditar que ainda é possível alcançar uma Educação digna para as nossas crianças, e principalmente àqueles que mais precisam dela como forma de inserção social, os desfavorecidos sócio e economicamente. Forte abraço.

Vanessa Vieira disse...

Que beleza de trabalho Cris! Estou ansiosa para saber dos resultados... Deixe-nos bem informadas viu... Mais uma vez parabéns pela sua criatividade. Beijo!

Genis disse...

Sim, aguardaremos as outras etapas!
Belo projeto!
Bjks, Genis ♥

Anônimo disse...

GOSTARÍA DE SABER SE EXISTE ALGUMA EXPOSIÇÃO EM ANDAMENTO E COMO FAZER PARA LEVAR UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-1 4 ANOS)
ATT
BIANCA

Anônimo disse...

Estou realizando um projeto baseado nas obras do Ivan Cruz com minha turma, mas não consigo baixar a letra da musica disponível no site. Gostaria de apresenta-las aos meus alunos. Tem um site específico que disponibilize baixar?