4 de agosto de 2011

Aprender cedo um segundo idioma desenvolve o cérebro

O domínio de um segundo idioma desenvolve e potencia a parte do cérebro ligada à fluência verbal, e com especial incidência nas crianças, segundo um estudo publicado pela revista científica britânica Nature. A pesquisa, chefiada pela médica Andrea Mechelli, da University College London, foi realizada com 25 destros britânicos que falavam somente inglês e o mesmo número de indivíduos bilíngües, que tinham aprendido outro idioma europeu antes dos 5 anos. Também participaram da pesquisa 33 pessoas bilíngües “tardias”, que aprenderam o segundo idioma entre os 10 e 15 anos e o praticaram com regularidade durante os últimos cinco.
A tomografia revelou que a densidade de material cinzento – responsável por processar a informação – era maior nos bilíngües que naqueles sem o conhecimento de um segundo idioma. Além disso, os cientistas destacam que as crianças que aprendem a língua estrangeira antes dos 5 anos desenvolvem seu cérebro em maior medida. Aprender um outro idioma após os 35 anos também altera o cérebro, mas a mudança não é tão acentuada quanto nos aprendizes precoces. Ou seja, quanto mais tarde se aprende uma nova língua, menor é o desenvolvimento cerebral.
“Isso reforça a idéia de que é melhor aprender cedo do que tarde, porque o cérebro é mais capaz de ajustar ou acomodar novos idiomas mudando sua estrutura”, disse Andrea. “Esta habilidade do cérebro diminui com o tempo.”
Os cientistas não sabem se a alteração no cérebro dos bilíngües significa um aumento no número de neurônios, no seu tamanho ou nas conexões entre eles. O estudo conclui que não existe predisposição genética para potenciar o material cinzento. A experiência é a responsável por esse desenvolvimento. (EFE e Reuters)

Fonte: O Estado de São Paulo

Um comentário:

Prô Cris Chabes disse...

Olha Genis, eu realmente concordo com esse post
Quando estava no "antigo colegial" adorava as aulas de inglês, tinha uma facilidade enorme em aprender. Hoje, tenho um bom ouvido, uma boa escrita mas uma dificuldade de pronúncia e fala muito grande.
Quando a criança inicia seus estudos de um segundo idioma ainda na educação infantil ela aprende muito mais rápido, e não esquece.
Adorei esse post
Cris Chabes