7 de julho de 2011

Sugestão para relatório - Ed. Infantil

Recebi um email pedindo uma dica de como montar um relatório e um planejamento para a Educação Infantil.
Resolvi colocar aqui a minha resposta e espero poder ajudar outros professores.



Na escola em que trabalho com Ed. Infantil não há um conteúdo pré estabelecido. A professora regente da turma trabalha um projeto e eu o adapto para o inglês.
Por exemplo, se o trabalho é sobre "Preservação do meio ambiente" eu monto um vocabulário a ser trabalhado com eles e crio as atividades em cima desse tema, de acordo com a faixa etária. Sendo assim, não há um planejamento anual. 
É claro que há algumas competências que eu precisarei trabalhar ao longo do ano para que os alunos se preparem pra próxima fase, o próximo ano de escolaridade, mas não fujo dos projetos, tentando de adequar à eles ao máximo.
O que eu sempre faço são atividade lúdicas com bastante músicas, brincadeiras e joguinhos. As atividades são mais de desenhos, pinturas e recortes colagens.
Quanto ao relatório, lá fazemos um relatório descritivo por aluno e relato o que ele realizou, atingiu  naquele trimestre (trabalhos pro trimestre e não bimestre).
Seguem dois exemplos:

Exemplo A:
  • Participou das oficinas realizando atividades de colagem, pintura, desenho e jogos voltados para o vocabulário aprendido sobre os brinquedos: kite, bike, ball, doll, skate, teddy bear.
  • Reproduziu oralmente e através de músicas o vocabulário básico sobre os brinquedos.
  • Demonstrou muita alegria, curiosidade e interesse durante as oficinas de inglês.
  • Esteve envolvido em tudo o que foi proposto e conclui todas as atividades com êxito.
Exemplo B:
  • Participou ativamente das oficinas realizando atividades de colagem, pintura, desenho e jogos voltados para o vocabulário aprendido sobre o projeto João e o pé de feijão (Jack and the Beanstalk).
  • Reproduziu oralmente e através de músicas o vocabulário básico sobre os animais.
  • Iniciou a contagem dos numerais até dez.
  • Demonstrou muita alegria, curiosidade e interesse durante as oficinas de inglês.
  • Esteve envolvido em tudo o que foi proposto e conclui todas as atividades com êxito.
  • Necessita ser lembrado com frequência sobre os combinados do grupo para um bom andamento das atividades.
Para facilitar a montagem dos relatórios, criei um banco de frases. Observe:
  • Memoriza e reproduz oralmente o vocabulário aprendido.
  • Reage a estímulos visuais e auditivos na língua estrangeira estudada por meio da expressão dramática, musical e mímica.
  • Amplia gradativamente o contato e a compreensão de línguas estrangeiras como meio de expressão das culturas e forma de comunicação.
  • Discrimina sons, entonações e ritmos em realizações linguísticas consideradas pertinentes à língua estrangeira estudada.
  • Memoriza, com apoio em suportes visuais, auditivos e gestuais, o que aprende na língua estrangeira estudada.
  • Compreende instruções escritas simples na língua estrangeira estudada.


É isso, espero ter ajudado!
Abraços carinhosos, Profª Genis.




5 comentários:

  1. Olá Genis, falamos disso nesta semana.
    Tenho um aluno com necessidades especiais e a cada final se bimestre faço um relatório para a psicologa e para a família.
    Então fui procurar a professora da Ed. Infantil e consegui o relatório dele desta época.
    Acho interessante observar que na educação infantil, que requer situações de aprendizagem voltada para a coordenação motora, psicomotricidade, relações espaciais, relações sociais de grupo, o relatório precisa ter um foco voltado para essas situações.
    No ensino fundamental (1o. ao 5o. ano) o foco, além das situações anteriores, precisa tratar das situações que envolvem relações com a aprendizagem do alfabeto, algarismos, formação de palavras, etc....
    Então o psicologo e a família acabam se assustando e percebendo que o trabalho precisa ter uma atenção diferenciada.
    Esses relatórios são extremamente importantes para criarmos um roteiro de ações para todas as crianças, independente de suas necessidades.
    Vou copiar
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  2. Cris, nesse caso, é um relatório voltado pra Língua Inglesa.
    Eu tb concordo que esses relatórios são super importantes, principalmente para acompanhamento das famílias....
    Bjks, Genis ♥

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, amei o exemplo de relatório. Muito completo. Porém gostaria de uma dica, como escrever sobre aquele aluno que não teve um desenvolvimento muito satisfatório?? Desde já agradeço ... Roberta Benevides

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a interação entre o seu trabalho e a professora da turma Gênis. Não temos visto muito isso aqui na cidade onde trabalho. Quase não há conversa entre os professores o encontro acontece penas nos Conselhos de Classe. Não temos um momento para pensar nem conversas e isso prejudica bastante os trabalhos.

    mas Sobre o relatório, concordo com vocês. É um trabalho importantíssimo e não deve ser apenas cumprimento de etapa. Deve ser reflexo do mesmo do que o aluno tem desenvolvido e surge daí a importância de estamos atentos ao que os pequenos vem demonstrando durante as aulas.Eu procuro fazer em forma de registro também. tenho um caderno onde procuro registrar o que acontece com os alunos, fatos que me chamam a atenção. E no final do trimestre fica mais fácil para elaborar o relatório.

    Adorei o post amiga!
    Beijos mil!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!