4 de julho de 2011

Sequência de atividades: As borboletas

 Iniciando o Projeto "Cores no mundo" falamos sobre tudo que tem cor que as crianças conhecem e o assunto que mais chamou a atenção da turma foi "borboletas". Então montei uma sequência de atividades para as crianças aprenderem mais sobre as borboletas e suas cores.
Para enfeitarmos o mural da sala, desenhamos e depois recortamos borboletas de várias cores.Nesta atividade, desenvolvemos a habilidade com a tesoura. 

Li a poesia "As Borboletas" de Vinícius de Moraes e depois procuramos a palavra borboleta no texto escrito.Observamos a palavra e sua inicial.


"Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!"

Representamos um borboleta utilizando as mãos como carimbo e depois completamos a imagem.

Exploramos o tema ao brincarmos de massinha, modelando e desenvolvendo a coordenação motora,fizemos borboletas: 

Com a técnica aprendida com o artista plástico Anderson Thives(que visitou a nossa escola), picando e recortando papel, montamos a borboleta abaixo:
Como falamos em borboletas, muitas dúvidas foram surgindo sobre esses pequenos e encantadores animais! E como nossas crianças são muito curiosas, trouxe histórias e vídeos que falavam deste assunto! Primeiro fiz uma lista com as perguntas que eles queriam saber sobre as borboletas:
Observamos a imagem da borboleta, contamos as patas, as asas, as antenas.Observamos como era o corpo dela.Percebemos que ela estava se alimentando:


Contei a história "O nascimento da borboletinha" utilizando imagens...Em alguns momentos da história o dedinho da criança era a lagarta! Claro que todos quiseram desenhar olhos e boca nos dedinhos e representar a lagarta!


Como falamos das fases de crescimento da borboletinha, aproveitei e trabalhei a identificação de palavras para que desenhassem de acordo com a escrita:
A cópia das palavras foi sugerida pela própria criança
Fizemos a produção de legendas para as etapas de crescimento da borboleta. Mostrei as imagens e as crianças foram dizendo o que estava acontecendo:

Procuramos no jardim da escola algumas lagartas e passamos a observá-las,fazendo o registro diário do que estava acontecendo:

Estas foram as atividades que fizemos partindo do interesse das crianças sobre as borboletas. Além de um grande aprendizado, foram momentos de muita alegria e diversão! Toda vez que encontramos uma borboleta no jardim da escola é uma festa, todos saem correndo para ver qual é a cor dela e tentam protegê-la!
Mais sugestões de atividades para Educação Infantil no blog Professora Melissa 

Boa semana

8 comentários:

Kinha disse...

Gostei. Bem criativo!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Mell
Que lindo projeto
Parabéns eu adoro os projetos que vc e a Genis postam aqui
Beijocas
Cris Chabes

Professora Vanessa disse...

Lindo demais Melissa. Adorei todas as atividades! Parabéns!

Educação em Foco disse...

Mel, como sempre linda e criativa suas atividades... Vc arrebenta, amigaaaaaaaaaa!
Beijos, Genis ♥

Anônimo disse...

Olá...
é a primeira vez que visito, mas amei
e com certeza voltarei sempre.
parabéns. pessoas como você tornam mais faceis nossa caminhada como professor.
beijos Aline

Anônimo disse...

muito bom o projeto!

kelvy souza disse...

Já visitei seu blog mai de uma vez e acho maravilhoso ,aproveito suas dicas sempre que pusssivel. Quanto ao projeto adorei.

Carla Aires Bizzi disse...

Gostei muito... Sou Pedagoga e adoro ver pessoas que realmente contextualizam sua prática. Convido-lhe a visitar meu Blog:
http://alfabetizacaoencantada.blogspot.com.br/