31 de julho de 2011

RETORNANDO À POESIA

Bom dia,

Hoje trago para nossa reflexão um tema bem interessante que infelizmente, e por  muitos motivos, tem ficado de fora de nossas salas de aulas. Estou falando da POESIA. Esta que durante anos foi utilizada como divertimento, pois trazia alegrias e belíssimas reflexões. 
Atualmente temos falado muito sobre a importância da leitura,  mas pouco temos falado do valor  desse gênero literário que muito nos tem a ensinar. A poesia por si só é capaz de nos ensinar muitas coisas, basta que saibamos olhar para ela com os olhares que ela merece.  
Estive lendo essa semana um livro que me chamou muito a atenção. ( e confesso que há muito tempo eu não sentia tanto prazer em uma leitura). O nome do livro é A poesia do encontro. E é a tradução escrita de uma conversa entre a Elisa Lucinda  o Rubem Alves, nele os autores relatam a importância que a poesia teve em suas vidas e falam das várias possibilidades que ela - a poesia - abre para a educação. E este, por sinal, foi um ponto muito abordado pelos autores, que retrataram também a dificuldade que os professores tem tido de sentir a poesia, pois não sabem como lidar com ela, por não entenderem a sua essência...
Quando relata suas aulas de poesia, por exemplo, Elisa cita vários casos onde os professores ficaram desesperados poque não conseguiam decorar as poesias escolhidas. (tenha-se decorar aqui como guardar de cor ou no coração). Eles praticamente se colocavam, de "castigo" achando que teriam que decorá-las  a ferro e fogo e de uma forma mecânica. Nesses momentos Elisa, sempre relembrava-os da importância de sentir a poesia, de tê-la como um filme que passa diante dos olhos...
A poetiza relata  que muitos professores retornam agradecendo-a e mencionando a importância que as aulas tiveram para suas vidas.  
A leitura deste livro mudou algumas de minhas considerações sobre tudo, por isso estou compartilhando-a com vocês. Primeiramente para indicar a leitura do livro( vejam capa e a bibliografia ai embaixo). E dizer que é uma leitura que vale a pena. 

LUCINDA, Elisa & ALVES, Rubens. A poesia do encontro. Campinas:SP, Papirus 7 Mares, 2008


E em segundo lugar, para dizer que voltaremos a falar desse assunto na próxima semana. Pois penso que esse é um assunto que não pode ficar de fora de nossas escolas, muito menos de nossas salas de aula. Estou pesquisando e trarei algumas reflexões sobre a poesia na sala de aula, na semana que vem. Vamos aprender juntos e trazer de volta a poesia para nossas salas de aula!

Ah... E para que vocês fiquem ainda mais interessados pela leitura, gostaria de dizer que a conversa que virou livro foi gravada e logo ali embaixo está um trecho da conversa. (o DVD vem junto ao livro).

Queridos, se deliciem com essa belíssima conversa e não deixe que a poesia de ser professor seja retirada de vocês.
Boa semana!


2 comentários:

Prof.Cida disse...

Olá, querida!!! Tem selinho pra vc no meu blog:
dialogoeducacao.blogspot.com

Genis disse...

Oi querida,
Vc me encanta com suas palavras... deu até vontade de ler uma poesia...rsrs
Não consegui abrir o video, vou tentar depois, minha net não tá legal...
Genis ♥