25 de julho de 2011

O que qualifica um bom projeto?


Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas, entretanto, é preciso que nelas estejam garantidos alguns aspectos que qualificam um bom projeto. São eles:

- O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este.
- A professora conhece o assunto que se pretende estudar, ou busca conhecê-lo previamente.
- Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora do trabalho.
- A professora sabe - a partir do levantamento dos conhecimentos prévios - o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo em questão.
- O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o que sabem, podendo avançar além do já sabido).
- Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto.
- As especificidades do conteúdo em questão estão contempladas nas etapas do projeto.
- Há nele continuidade educativa, isto é, encadeamento significativo de suas etapas, em complexidade crescente.
- As atividades prevêm orientações didáticas específicas para aquele objeto de conhecimento.
- O projeto favorece a interação entre os alunos como importante fator de aprendizagem.
- O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural.
- O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas.
- O projeto apresenta suas orientações didáticas com suficiente clareza, a ponto de poder ser reproduzido.
- O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.
- A professora conduz o projeto de forma suficientemente flexível para abrir mão de alguma etapa prevista e incorporar novas etapas, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos.
- O produto final do projeto dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

(Equipe técnica Crecheplan-Texto publicado no jornal Por um triz em julho/1996)
Um bom projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas e possibilita aos alunos opinarem,decidirem e construirem sua autonomia.O aluno faz parte do projeto como um ser participativo e crítico e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele!



5 comentários:

Dagmar disse...

Olá meninas do blog!

Obrigada pela visita no Mania Colorida e sobretudo pelo convite para uma postagem.
Vou separar e enviar para o e-mail anunciado aqui!
Beijos e muito sucesso.
Dagmar

Carol Sales disse...

Muito bom esse texto!!! Importante ser lido e relido tanto na elaboração de um projeto como para avaliar aqueles que já temos feito!!!

Professora Vanessa disse...

Concordo com você Carol. Gostei muito do post Melissa. Essas dicas deveriam estar enraizadas nos corações dos professores desde o momento de sua formação inicial! Beijo grande.

Prô Cris Chabes disse...

Olá Melissa adorei o post
Muitas pessoas falam em projetos hoje em dia, mas nem todas sabem montar um ou conhecem as etapas que devem ser contempladas.
Esse é um texto que pode ser usado nas reuniões de professores e coordenação pois serve como base para estudo.
Beijocas
Cris Chabes

Genis disse...

Melissa, eu tenho a impressão de muitas escolas e professores estão bem longes de saber o que é um projeto!!
Amei seu post!
Genis ♥