24 de julho de 2011

A natureza dos números




Olá pessoal,
Essa semana estive visitando alguns blogs que admiro bastante e lá no blog EDUCATUBE, que tenho muita estima, encontrei este belíssimo vídeo.
O caro amigo José Antônio recebeu a indicação deste vídeo via facebook em resposta a  publicação do vídeo  Uma "simples matemática" ou A vida passa como um filme?

Não pude resistir e decidi compartilhar com vocês, aqui do Educação em foco, esta maravilha de vídeo.  Ele é um pequeno filme inspirado em números, geometria e natureza e foi criado pelo espanhol Cristóbal Vola, em Zaragoza, Espanha no ano de 2010.
(http://www.etereaestudios.com/movies/nbyn_movies/nbyn_mov_youtube.htm).
A música chama-se Often a Bird, de Wim Martens.

Realmente, uma indicação fantástica que nos remete a grandiosidade da matemática e nos faz pensar e relembrar o quanto os números fazem parte de nossas vidas, mesmo,  que quase sempre, nos esqueçamos disso.
E agora fica a pergunta...   O que nós professores temos feito com a matemática em nossas salas de aula? Será que temos conseguido mostrar aos nosso pequenos a grandiosa harmonia que existe entre a vida e os números? 


Pense Nisso

2 comentários:

Prô Cris Chabes disse...

Olá Vanessa cada vez mais temos falado sobre esse assunto entre os professores.
Alguns acham que é fácil ensinar matemática e outros dizem o contrário.
Eu acredito, como no texto, que os números estão presentes em nosso cotidiano e a forma mais correta de ensinar as noções de quantidade e suas variáveis e através de situações vividas.
Uma lista de compras, um orçamento para fazer um doce, a venda de um brinquedo (bazar) envolve relações numéricas muito próximas da criança.
Colocar uma continha na lousa e falar em dezenas, centenas, valor posicional é importante, mas é preciso preparo do professor para ensinar (ou trocar) esse conhecimento já existente.
Boa Reflexão
Beijocas
Cris Chabes

Genis disse...

Miga, sabe que conheci uma professora de matemática (na escola nova que tô trabalhando) e uma das coisas que me chamou atenção nela, foi que ela disse que não é professora de MAtemática, mas de BOAtemática... achei isso tão legal!
Ela leva isso pra sala de aula e com isso tira aquele medo que algumas crianças tem dessa disciplina.
Bjs, Genis ♥