27 de junho de 2011

O processo de aquisição da leitura e da escrita

Vivemos um momento de revisão da educação escolar, de seu papel e seu alcance. Juntamente com isso, vem o desafio da construção de um perfil profissional para o professor com base no seu trabalho em sala de aula. O professor precisa ter clareza de objetivos e de sua intervenção pedagógica, mas também flexibilidade e sensibilidade. "A formação docente hoje é compreendida como um processo permanente de desenvolvimento profissional: estudos, atualizações,discussões e principalmente de troca de experiências", que é o que propomos aqui,neste blog.
Na minha busca pelo conhecimento iniciei um curso em 2004 sobre Alfabetização e Letramento e tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela professora e Doutora Telma Weisz. Para quem gosta de se atualizar, sugiro que assista aos vídeos feitos pela revista Nova escola que mostram a descoberta da leitura e da escrita pelas crianças e todo o processo pelo qual elas passam. São momentos incríveis de descobertas e de respeito ao "erro" do aluno. O erro é visto como construção das hipóteses,faz parte do desenvolvimento e o professor deve ter o conhecimento para fazer as intervenções
 necessárias para o avanço do seu aluno.



Outros vídeos também estão disponíveis no site da Nova Escola,vale a pena assistir!                                                                                                                                                                                                           
Telma Weisz é Doutora em Psicologia ,criadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Seu trabalho no Programa Letra e Vida é referência nas pesquisas sobre alfabetização no Brasil.

Um comentário:

Educação em Foco disse...

Mel, legal a indicação dos videos. Vou fazer os downloads.
Bjks, Genis ♥