13 de junho de 2011

Explosão de cores



Tenho acompanhado aqui no blog que uma das minhas postagens mais acessadas é a de Experiências na Educação Infantil.  

Essa semana fizemos uma experiência que foi um sucesso com as crianças: a explosão de cores!
O nosso maior objetivo não foi aprender nenhuma lei científica, mas sim estimular a curiosidade infantil e ouvir suas hipóteses!

Experiência: "Explosão de cores"
Material: prato fundo, leite, corantes,cotonete e detergente 
Como fazer: Coloque leite no prato fundo e depois pingue algumas gotas de corante de várias cores, mas sem misturar. Pegue o cotonete e molhe-o com um pouquinho de detergente e encoste nas cores,você vai ver como elas vão explodir!
Depois,vá passando o cotonete pelas outras cores e elas irão se misturar!








Conclusão científica apenas para a nossa curiosidade: Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos o cotonete com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir! A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta o cotonete...
 
 
Espero que tenham gostado! As crianças adoraram!!! 

2 comentários:

  1. Olá Mell que lindo ficou esse trabalho. Já passei e indiquei lá no TT.
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá
    gostaria de saber se é possível utilizar esta tinta depois de misturada para pintar.

    No aguardo.

    Amanda.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!