20 de maio de 2011

Os desafios da tecnologia da educação - Texto de Ryon Braga

Encontrei esse texto na net e acredito que nós professoras do Educação em Foco estamos no caminho certo de uma escola renovada.


Cris Chabes


Do advento da popularização do computador pessoal até as ferramentas incluídas na chamada web 2.0 e as conexões por telepresença holográfica, a tecnologia evoluiu em pouco mais de 20 anos, transformando totalmente a forma como vivemos.




Atualmente, não se concebe mais o computador ou o tablet como ferramenta a ser usada no laboratório de informática em aulas específicas. O computador é o lápis de ontem, precisa acompanhar o aluno todos os dias, o tempo todo.

Temos a possibilidade de passar do tradicional modelo de aula expositiva, onde o professor explica e o aluno presta atenção e toma nota, quando muito interrompe o professor para tirar alguma dúvida, para um modelo participativo, onde o professor propõe as questões a serem discutidas e, coletivamente, os alunos constroem as respostas, com o auxílio da web e de centenas de outras pessoas de qualquer lugar do mundo, conectadas através de redes.



Não só as pessoas podem estar em qualquer lugar, como também o professor não precisa estar mais em sala.

Estamos entrando em um mundo onde a presença virtual se torna real e corriqueira. Morando em São Paulo, posso tomar meu café da manhã conversando com amigos em Los Angeles, almoçar com colegas chineses que se encontram em Xangai e jantar com fornecedores russos, diretamente de Moscou.

A velocidade das conexões em rede cresceu tanto, a ponto de transmitir a imagem em altíssima resolução, promovendo a percepção de proximidade quase que real, da pessoa do nosso interlocutor que se encontra à distância.


Muitos especialistas acreditam que com o rápido crescimento das tecnologias da informação e comunicação que ocorre atualmente, já estaríamos prontos para viabilizar financeiramente, em larga escala, o modelo da aprendizagem centrada no estudante, viabilizando um verdadeiro salto quântico no desempenho destes estudantes.

Tais análises esquecem, no entanto, que ainda não vencemos o maior obstáculo de todos - a formação docente.

Em minha opinião, ainda teremos que esperar que uma nova geração de professores, nascidos na era da internet, que cresceram conectados e interligados ao mundo em redes sociais e, portanto, com um modelo mental aberto a este novo mundo, para somente então conseguirmos mudar o modelo educacional vigente.



A pressão pela mudança está vindo de baixo para cima, uma vez que os estudantes não estão esperando seus professores evoluam, mas estão se tornando protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem, utilizando todos os recursos proporcionados pela tecnologia e encontrando novas e criativas formas de aprender.

Ryon Braga é presidente da Hoper Educação.

Fonte: Brasil Econômico.

3 comentários:

Genis disse...

Cris, depois de ter lido seu post fiquei a pensar sobre essa geração, nascida respirando tecnologia, sendo os futuros professores desse país...

Quem bom saber que estamos no caminho certo!

Bjks e ótimo final de semana.

Prô Cris Chabes disse...

Olá Genis, boa reflexão mesmo. Serão professores mais dinâmicos? E os alunos terão paciência de ouvir explicações? O conteúdo será o mesmo?

Bjks

Bom descanso no final de semana

Cris

Professora Vanessa disse...

Muitas questões rodeiam em minha cabeça quando faço reflexão do texto acima.

Estou certa de estas mudanças realmente estão vindo de baixo para cima e que os alunos realmente não estão esperando mais a evolução de seus professores, porém isso me dá medo! Por, muitas vezes estarem buscando sozinhos esses alunos podem estar buscando de forma errada... Creio que a presença do professor precisa se fazer presente. Arrisco até a mencionar que tecnologia deveria ser uma das cadeiras dos cursos de pedagogia. E não apenas como disciplina teórica como muito vemos por ai... Mas uma disciplina prática que fizesse de verdade os futuros pedagogos e professores a suarem a camisa.
Concordo com vocês que estamos no caminho certo! E tenho certeza que assim como eu, vocês suaram bastante para descobrir o mecanismos dessas tecnologias... sozinhos ou em cursos... o fato é que demos o nosso jeito!

Discordo do texto quando menciona que teremos que esperar a geração do futuro... Nós, professores do presente somos responsáveis, em parte, por essa geração do futuro"! Aceitar esta afirmação seria sentar e cruzar os braços diante das pedras encontradas ao longo do caminho!

Adorei o post Cris!
Parabéns pela escolha e pela bela reflexão que nos permitiste!