30 de maio de 2011

O pião entrou na roda

          O Projeto "Brincadeira é coisa séria" proporcionou as crianças o contato com brinquedos e brincadeiras que já esquecidas neste mundo tão moderno! O brinquedo que mais chamou a atenção deles foi o PIÃO. Na pesquisa  que fizemos sobre brinquedos e brincadeiras preferidas do tempo dos avós, ele teve 3 votos. Algumas crianças já tinham visto piões de plástico ou luminosos, então trouxe um pião de madeira: criei um clima de suspense colocando o pião em uma caixa surpresa e cada um foi segurando a caixa e falando suas hipóteses. Depois tentaram descobrir com as mãos o que estava dentro da caixa.
Observamos o pião, falamos do que era feito. Contei que as crianças faziam grandes competições entre os amigos da rua e que existiam manobras diferentes com os piões.
         Após explorarmos o pião de madeira, mostrei um pião sonoro e luminoso e comparamos os dois.
 

Ouvimos a música  "O pião entrou na roda" e fizemos o registro escrito da letra. Encontramos e colorimos a palavra PIÃO, falamos sobre letras iniciais e sons; Colorimos um pião com cola colorida. Depois, cada um desenhou o seu pião e escreveu a nova palavrinha aprendida! 
 

4 comentários:

Genis disse...

Que máximo, Mel!
Resgatar essas brincadeiras e brinquedos do "nosso" tempo!!
Bjks.

Aretusa disse...

Confesso que nunca aprendi a soltar, jogar pião, acho que não levo jeito, mas minha enteada(9anos) sabe e vira e mexe ela brinca, o legal é que ela mostra pra Sophia(2 anos) que acha o máximo e quer brincar também! E estou falando de pião de madeira, que ela aprendeu a brincar na escola, num projeto bacana como o seu!
E eu adoro essa música!
Beijocas,
Aretusa

Prô Cris Chabes disse...

Olá Mell, sou como a Aretusa, nunca consegui aprender direito a arte de jogar pião. Olha que meus filhos tinham uma coleção deles e por mais que me ensinassem eu não conseguia aprender.
O máximo foi você ter transformado em um lindo projeto na escola.
Beijocas
Cris Chabes

marcos correa disse...

Olá, sou produtor e estamos procurando pessoas que tenham habito de jogar pião para gravarmos uma materia. Vi seu post sobre pião e gostaria de saber se você conhece alguém que possa me passar o contato.

obrigado e qualquer coisa escreva para marcorrea18@gmail.com