16 de maio de 2011

Linguagem oral e escrita

Dando sequência as postagens das orientações resumidas dos parâmetros Curriculares da Educação Infantil,vamos falar sobre o Eixo "Linguagem oral e escrita".

1-Conteúdo:
Comunicação,interação e construção do conhecimento,através da linguagem;
Ampliação da capacidade de comuinicação e expressão e de acesso ao mundo letrado;
Expressão de sentimentos, ideias,pensamentos e intenções de diversas naturezas;
Elaboração de hipóteses de escrita e leitura;
Construção do conhecimento conceitual(o que a escrita representa e de que forma é representada)
Produzir escrita;
Produção de frases completas;
Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão;
Seleção prévia da história que será contada;
Escutar a fala da criança deixando-se envolver por ela ressignificando-a e resgatando-a sempre que for mecessário.

2-Metodologia:
Observação e eanálise das produções escritas das crianças;
A intervenção direta do adulto na linguagem oral da criança
Aproximação do adulto com a criança;
Desenvolver habilidades motoras e intelectuais;
Uso da linguagem em múltiplas situações nas quais as crinaças percebeam a função socila que ela exerce;
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar;
Inteligibilidade e riqueza do texto, nitidez e ilustrações que instiguem um sentimento de curiosidade da criança pelo livro e pela escrita;
Organização do ambiente favorável à escrita.

3-Estratégias:
Colocar nome nas produções (o título da história e o nome da criança);
Lista de palavras por grupo semântico (por exemplo,listar os animais marinhos;ou listar o que tem na festa junina;)
Usar objetos e figuras desencadeadoras das lembranças das crianças enriquecendo suas narrativas;
Compartilhar descobertas com seus familiares;
Roda de conversa;
Leitura e contação de histórias;
Recados e elaboração de bilhetes coletivos;
Explicação oral e escrita de um jogo;
Uso de diferentes portadores de textos;
Brincadeiras de faz de conta;
Músicas e rimas,parlendas e jogos verbais;
Leitura de imagens;
Produção de textos coletivos;
Escolher livro para ler e apreciar,justificando a escolha.


Exemplos de atividades que envolvem a leitura e escrita para alunos que ainda não sabem ler nem escrever:

Lista de palavras do mesmo campo semântico(frutas)

Ingredientes para um bolo de maçã

Texto informativo sobre a maçã ditado pelos alunos(professor é o escriba)

Registro de música que sabem de cor

Observação de imagem para estimular a oralidade: O que vocês estão vendo na cena? Como é a criança que está pulando corda?
As atividades de escrita e leitura devem ser feitas diariamente e devem respeitar a diversidade textual(um dia ler uma poesia,outro ler uma parlenda,uma história,uma piada,etc).

5 comentários:

Maria Valda disse...

Bom Dia amiga... estive aqui aprendendo....
Uma Boa Semana para Você...

Que bom que existe este BLOG e Você!!

Paz e muito Amor para Você!
Pastora, Maria Valda

Kinha disse...

Gostei do incentivo à descrição da imagem. Acho que vou fazer isso com minha filha!

Genis disse...

Mel,
Adoro esse tipo de atividade.
Acho que fica muito mais valorizado como vc fez - à mão.
Beijos.

melissa disse...

Obrigada meninas!
Genis,fica mais pessoal,né?E é importante que o aluno veja o professor escrevendo e Acompanhe todo o processo!
Bjkas

Genis disse...

Pois é, Mel... tem profes que fazem tudo pelo computador...