18 de maio de 2011

A importância do Brinquedo em Casa

(foto divulgação)

Todos os  pais deveriam saber que os brinquedos não foram feitos só para entreter, principalmente nas primeiras fases da infância. Quando a criança brinca, ela estabelece uma série de construções mentais e aprende muito.
 Por isso é importante saber escolher os brinquedos adequados para cada idade, pois só assim a criança terá os estímulos e aprendizados adequados a sua faixa etária.
Podemos separar a infância em três ciclos entre 0 e 6 anos. Pois a partir dessa idade a criança já elaborou mentalmente uma série de construções e que os estímulos específicos não são mais tão necessários.
 No primeiro ciclo (0 a 2 anos), a criança prioriza o instinto. No segundo ciclo (2 a 4 anos) ela já começa a unir esse impulso com os pensamentos, e no terceiro ciclo (4 a 6 anos) a criança já é 100% estratégia, entende, portanto, como agir com base na razão. E os brinquedos devem acompanhar essa lógica.
A qualidade do brinquedo é preferível é melhor ter poucos brinquedos de ótima qualidade do que muitos, mas ruins. O ideal é dar preferência por brinquedos que não corram o risco de soltar tinta ou quebrarem com facilidade - afinal, se quebrarem em pedaços pequenos, o risco de acidentes é grande.
 Vejamos agora quais os brinquedos mais recomendados para cada um dos ciclos e por que investir neles:
 De 0 a 2 anos

 Nesse período da infância a criança está passando por sua fase de expressão oral, ou seja, de interação com o mundo. A pedagoga afirma que nessa fase a criança deve ganhar brinquedos que agucem essa interação.
 Os brinquedos devem proporcionar associações, processo chamado de conflitos cognitivos, que nada mais são do que o reconhecimento de uma ação. É simples. Por exemplo, a criança começa a jogar uma bola no chão e percebe que a bola volta para ela.
 Dessa forma, a criança reconhece que toda vez que jogar a bola no chão, ela volta. A partir desse conflito cognitivo acontece a intencionalidade, ou seja, a criança cria a intenção de praticar o ato. No caso da bola, ela começará a jogar a bola no chão com a intenção que a bola volte para ela.
O que é importante priorizar na escolha do brinquedo: objetos grandes, leves, arredondados, que despertem a atenção de alguma forma (fazendo barulho, com cores diversas, que tenham um formato diferente).

De 2 a 4 anos

 Nessa fase a criança já consegue se separar do adulto e perceber que é um ser único, portanto, seu repertório cognitivo é ampliado.
 E os pais devem acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo ao filho um repertório igualmente variado. Os pais já podem oferecer brinquedos que explorem o intelectual da criança, como quebra-cabeças ou brinquedos de encaixar.
 É importante também inserir nas brincadeiras da criança o mundo ao qual ela está acostumada. Um bom exemplo são brinquedos com figuras ou uma temática que ela conheça. Dessa forma, você atribui um contexto ao brinquedo para que a criança possa fazer associações.
 De 4 a 6 anos


Aos quatro anos é como se o mundo da criança se descortinasse pra vida. Ela começa a ter autonomia para tomar decisões e fazer escolhas.
 Diferente da oralidade inicial, onde a criança parecia colocar tudo "para dentro", nessa fase ela expõe tudo o que pensa. Os brinquedos dessa fase da infância devem explorar isso. Nada pode ser óbvio para a criança, que deve encarar grandes desafios.
 Os brinquedos de montar, por exemplo, já podem ter peças menores e em maior quantidade, entre 50 e 100. E os jogos de memória podem ser mais complexos.
 Os jogos devem despertar a mente da criança, que terá de pensar para interagir com a brincadeira invista em jogos de tabuleiro, adivinhas, caça ao tesouro e tudo o que explore a criatividade e o intelectual da criança, que a faça pensar.
 O que é importante priorizar na escolha do brinquedo: a fantasia. Quando a criança representa um papel, ela constrói a identidade dela como pessoa.
 Nessa fase, bons brinquedos são objetos da casa em geral, como calculadoras, óculos, bolsas, embalagens de alimentos, entre outros. Tudo o que possibilite a criança brincar de gente grande.
Referencia: Revista Minha vida
Regina Gregório

4 comentários:

Genis disse...

Amiga, JM ganhou muitos brinquedos na festinha de 1 aninho.
Separei tudo pelas idades.
Realmente os brinquedos grandes, coloridos e as bolas são a paixão dele.
Ele agora, com 1a e 6m, interage mais ainda com os jogos de encaixe e aqueles de encaixar as formas geométricas.
Eu adoro participar.
Ele tem um quebra cabeça com 4 peças bem grande e acho super legal!
Beijos.

Professora Vanessa disse...

Fantástico Regina! Adorei o post.
Brincar é coisa séria! Precisamos mesmo estar atentos aos brinquedos de nossos pequenos! Parabéns!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Regina, esse post é muito importante, tanto para educadores como para os pais que podem aproveitar esse momento para ficar mais perto de seus filhos.
Lembro-me que sentava no chão para brincar com eles. Era muito importante para mim.
Curta bastante Genis, esse é um momento mágico mesmo.
Beijocas
Cris Chabes

disse...

Olá, gostei bastante do blog, achei muito interessante!
Meu filho tem 4 anos e está me pedindo há um tempinho um notebook de brinquedo! Vi alguns em promoção no site da Tricae e o preço me atraiu bastante (http://www.tricae.com.br/brinquedos/)
mas tenho medo dos joguinhos e atividades serem muito difíceis e ele acabar ficando frustrado!
O que acha?

Beijos Lê