9 de maio de 2011

Apreciação musical

Continuando as postagens sobre a música na Educação Infantil vou falar sobre a Apreciação Musical que deverá levar a criança à demonstrar capacidade para ouvir(concentração) e perceber ritmos.

Conteúdo:
Interação com músicas diversas
Escuta de obras musicais variadas: gêneros, estilos, épocas e culturas.
Percpção de ritmos e sons instrumentais
Conhecimento de grandes compositores

Metodologia:
Pesquisa relativa ao contexto histórico de uma criação;
Interpretação do mundo,através da linguagem musical;
Análise de paisagem sonora.
Obs:O trabalho de apreciação musical está centrado no aperfeiçoamento da audição, atenção e concentração.A escuta é uma das ações fiundamentais, por isso é importante o contato com obras musicais complementadas com a pesquisa relativa ao contexto histórico de sua criação.
O espaço para a apreciação musical deve ser organizado em função das atividades,estimulante e carregado de afeto.

Estratégias:
Obras musicais (erudita, popular, cancioneiro regional,infantil)
Canções, poesias, acalantos, parlendas, trava-línguas;
Utilização de movimentos corporais
Criação de instrumentos musicais
Confecção de album com músicas de grandes compositores
Exploração de objetos fazendo pesquisa sonora;
Apresentação de peças curtas: danças,repertório de música e parte de composições;
Jogos de memória, jogos de imitação adivinhadas e sonoras;
Brinquedos e brincadeiras(estátua,dança das cadeiras,etc)

Além de Palavra Cantada que citei no último post  também gosto muito de Bia Bedran, suas músicas são incríveis, as brincadeiras cantadas encantam e divertem adultos e crianças.


Já fiz um lindo teatro com meus alunos utilizando a música "A flor do mamulengo" e depois confeccionamos esses lindo fantoches de origem nordestina.
                                                     

Para fazer um mamulengo utilizei bexigas cheias (não muito para não ficar grande demais) e colamos jornal rasgado misturado com cola. Para finalizar, uma camada de papel toalha e mais uma de cola. As crianças pintaram e enfeitaram como quiseram. O resultado ficou lindo, vários bonecos coloridos para animar as nossas aulas!

São tantas ideias que nascem das músicas...espero que vocês tenham gostado dessas sugestões!
Beijos
professora Melissa
http://www.professoramelissa.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Olá mel... Adoro as ideias que saem das músicas! Encantada com seu post! BJu

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de sua criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Melissa, segundo Howard Gardner, "a música é uma das múltiplas inteligências" e à capacidade que a música tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social. Vai uma dica de filme relacionado a música. "O Som do Coração", com Robbie Williams. Esse filme é maravilhoso. Beijos, boa semana!!!
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Olá Mell
    Adorei esse projeto! Quero mais rsrsr
    No dia 06/05 fomos com as crianças na Sala São Paulo ver a apresentação da Orquestra Sinfônica na interpretação do "Pedro e o Lobo". LINDO DEMAIS.
    As habilidades, segundo Gardner, muito bem lembrado pela Regina nos comentários podem surgir de influências como esse tipo de projeto.
    Parabéns
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  5. Amo Palavra Cantada! Amo Bia!!!! Tudo muito bom!!!!
    Mil bjinhos e ótima semana!
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!