28 de abril de 2011

Sua escola tem lousa digital?

Imagine um professor poder arrastar figuras, recortar, colar, criar exercícios interativos, acessar a internet, abrir arquivos, gravar conteúdos de programas e organizar trabalhos com apenas um toque dos dedos. Pois isso já é possível com as lousas digitais. A tecnologia de última geração chega à Escola Sesi para ampliar ainda mais as possibilidades de ensino e despertar o interesse e a motivação dos alunos.

A lousa digital se parece com uma imensa tela de computador, onde é permitido ao professor, por exemplo, utilizar os materiais de que já dispõe — como suas apresentações de Power Point, por exemplo — e muito mais: navegar na internet durante a aula, utilizar programas em 3D para mostrar as partes do corpo humano, mapas, rios e mares, o movimento de rotação da Terra ou ainda utilizar compasso, régua e transferidor de forma antes inimaginável.
Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual, por meio de uma caneta especial ou ainda pelo computador, onde o que cada aluno faz, digita, é publicado na lousa e em todos os computadores através do compartilhamento de uma sessão.

As imagens são apresentadas aos alunos em tempo real, o que facilita a assimilação. O recurso também permite ao professor salvar a aula que está ministrando passo a passo e arquivar esse material. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail ou disponibilizado na internet. Dessa maneira, os estudantes podem revisar a aula em casa, por exemplo.

Se o professor souber utilizar a lousa digital irá trazer a realidade virtual para dentro da sala de aula, fazendo com que o aluno tenha contato com o que está aprendendo, facilitando muito o aprendizado.


"O equipamento torna as aulas mais interessantes, dinâmicas e não deixa o aluno perder nada que foi dito ou escrito. 
Uma aula coletiva e virtual, mas com aprendizado real.”
Profª Genis




3 comentários:

Regina Gregório disse...

Genis, muito bom seu post a tecnologia representa importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem da equipe de funcionários e para os alunos.

Vanessa G. Vieira disse...

Eu também queroooo!!! Adorei o post Genis. Também quero uma quadro assim!! =D Bj

Prô Cris Chabes disse...

Olá Genis, parabéns
O uso da tecnologia ainda é um tabu e um "monstro" para muitos profissionais da área.
Beijocas
Cris Chabes