30 de abril de 2011

PROJETO: TRÂNSITO


INTRODUÇÃO

O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...


O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.

Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças.




JUSTIFICATIVA
A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.


OBJETIVOS
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
*Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar os principais sinais de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.




ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS
- Debates em rodinhas;
- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.




RECURSOS
- HUMANOS: alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.



CONTEÚDOS
- PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
- MATEMÁTICA: desenhos geométrico.
- ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
- HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- CIÊNCIAS: primeiros socorros.



AVALIAÇÃO


Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:

- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
- Observando as mudanças comportamentais;
- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;


7 comentários:

  1. Oi Camila, como sempre vc a Vanessa e a Genis colaborando com minhas aulas. rsrsr
    Ameiiiiiiiiiiii esse post
    Copiando.
    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post Camila! Também acho muito importante essa consciência sobre o trânsito. A cada dia que passa as coisas parecem ficar piores parece que o poder da direção sobe à cabeça de alguns motoristas e eles esquecem da importância que tem a sua vida e a vida dos outros. Adorei o projeto! Vou guardá-lo aqui em meu pc. Bj


    Oi Cris. Fico feliz que meus posts estejam te ajudando, Também gosto muito dos seus posts e com certeza eles tem me ajudado bastante também!Ah Por falar nisso será que você tem algum material sobre Deficiência Intelectual!? Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que post mais bonitinho.
    Eu considero muito importante trablharmos a questão do trânsito com as cças.
    Já fiz projeto sobre isso tb, qq dia posto tb!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Tb considero importante orientar nossas crianças em relação aos cuidados com o trânsito!Toda terça-feira falamos sobre o trânsito brincando com carrinhos e triciclos na pista da escola;E o melhor é que depois eles cobram o respeito as regras junto as suas famílias!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post e do projeto desenvolvido. A melhor maneira de aprender as regras de trânsito é na prática brincando.

    A VIDA É O MELHOR CAMINHO, DA QUAL DEUS NOS PROPORCIONOU!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meninas!!! bjs a todas

    ResponderExcluir
  7. Camila, adorei o Projeto sobre o trânsito. Vou aplicar em uma das minhas turmas.
    Gostaria de ter sua permissao para postá-lo em meu blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!