25 de abril de 2011

Projeto Brincadeira é coisa séria

Como já falei em textos anteriores, considero o brincar como uma das maiores fontes de aprendizagem na Educação Infantil e como algumas brincadeiras acabaram ficando esquecidas,  percebi a necessidade de resgatar alguns brinquedos e brincadeiras divertidas e que não precisam de grande investimento financeiro. 
Listamos as brincadeiras preferidas de cada um e depois para compararmos, enviei uma entrevista para ser feita com os avós.
Eles trouxeram as brincadeiras preferidas do tempo dos avós e partindo disso, iniciamos um grande estudo sobre cada brinquedo ou brincadeira citada! Falamos sobre peteca, pião, cavalo-de-pau, pipa, cinco-marias, pula-carniça, amarelinha, boneca de pano, bolinha de gude e outros.
Confeccionamos alguns utilizando sucata. Li várias poesias do livro "Saco de brinquedos" de Carlos Urbin.
Abaixo, alguns momentos de construção do projeto:
peteca feita de jornal e eva

cinco-marias

cavalo-de-pau

pião feito com cola colorida

comparando o pião de madeira e o de plástico

gráfico com o resultado da entrevista com os avós 
O projeto ainda está em processo,assim que terminar coloco todas as etapas aqui no blog.

Boa semana a todos!
Professora Melissa
http://professoramelissa.blogspot.com/

10 comentários:

Negação de Irene disse...

Aguardamos os resultados!

Vanessa G. Vieira disse...

Oi Melissa, adorei o post e as sugestões de brincadeiras também! Estou ansiosa para ver o resultado do projeto! Sucesso amiga! Parabéns!

Mônica Gervason disse...

Amo trabalho com projetos!
Entre no site da escola:http://www.escolasaci.com.br/eu sou coordenadora aqui e só trabalhamos com projetos de ensino
Beijinhos
Mônica

Genis disse...

Que máximo, Melissa.
Sempre encantada com tudo o que vc realiza.
Até a próxima...rsrs

melissa disse...

Obrigada meninas!Trabalhar com projetos é muito bom...você se surpreende a cada dia!Um prato cheio para descobertas!

melissa disse...

Olá Mônica ,o blog da sua escola é encantador!parabéns!

Aretusa disse...

Nossa, minha pequena adora brincar com a avó e elas aprontam muito juntas!! Uma das favoritas é montar num cavalo de pau (vassoura) e sair passeando pelo mundo (dentro de casa, soltando a imaginação!)
Beijocas.
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Regina Gregório disse...

Melissa, com esse post, voltei a minha infância, as brincadeiras com petecas, as cincos maria era maior febre junto com minhas amigas e primas.Muito bom esses brinquedos e brincadeiras. Parabéns pela iniciativa e pelo belissimo projeto. Me deu até vontade de "copiar" e trabalhar com minha turminha também. Estou ansiosa para o resultado. Nos conte como está sendo. O que seus alunos estão achando, fala um pouco sobre o feedback do projeto. Continue sempre apaixonada pela educação e sendo essa excelente profissional. Beijos

Prô Cris Chabes disse...

Olá Mell
Adorei esse post
Desculpe mas vou copiar e repassar as professoras da escola
Brincadeiras e brinquedos está no planejamento do 2o. semestre.
Guardando
Beijocas
Cris Chabes

Carol Sales disse...

Aos poucos tenho lido os textos do blog. Alguns me apresentam ideias muito práticas, outros me fazem pensar sobre o meu trabalho na escola. Este blog tem contribuído muito!!! Obrigada!!!