4 de abril de 2011

Explorando o movimento

Continuando com a sequência de  sugestões de atividades para Educação Infantil falarei hoje sobre o Eixo de trabalho: Movimento

1-Objetivos: Desenvolver a Expressividade,o equilíbrio e a coordenação
2-Conteúdo:
*Percepção ritmica,identificação do corpo e contatos f ísicos;
*Mímicas faciais e gestos na expressão de sentimentos e comunicação;
*Imagem corporal(utilização de espelho);
*Movimento como forma de expressão;

3-Metodologia:
*Observação, análise e comparação de mímicas;
*Análise e comparação da imagem corporal;
*Estabelecimento de relações entre imagem corporal e as imagens produzidas pela vivência;
*Estabelecimento de relações entre exercícios físicos e os sinais vitais com suas alterações;
*identificação do movimento como forma de expressão corporal.
Obs: O trabalho na pré-escola tem como base as brincadeiras,os folguedos e danças diversas que envolvam canto e movimento,modulação de voz,melodias e percepção ritmicas;As atividades e os projetos devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos;

4-Estratégias:
Brincadeiras de roda
Jogos,danças,mímicas
Atividades esportivas
Conhecimento físico:manipulaçao de objetos,materiais e brinquedos educativos
Produção de personagens contextualizadas em histórias ou situações vividas

5-Sugestão de projetos:"Brincadeira é coisa séria"; "Encantando cantigas"; "Jogos infantis"

6-Indicadores de desempenho:
-Movimenta-se com expressividade e com movimentos coordenados nas atividades planejadas;
-Comunica ideias,sensações e sentimentos através das manifestações corporais;
-Utiliza movimentos diversos para manifestação e exploração do corpo;
Dançando a música "Eu vou andar de trem"
As crianças adoram essa música,dançam e brincam desenvolvendo várias habilidades!

7 comentários:

Mônica Gervason disse...

Estou amando as dicas!
Copio e levo para escola!
Obrigada
Mônica

Negação de Irene disse...

Seria válido eu indicar esse post para as professoras da minha filha (pr[é-escolar)?

melissa disse...

Indicações são sempre bem vindas!
Obrigada pelos comentários!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Melissa, adorei a atividade
Estou com um 1o. ano (6/7 anos) e essa atividade ajuda muito.
Eu não conheço a música que vc usou, mas vou colocar outra.
Vc e a Genis sempre trazem post maravilhosos que contribuem muito com a minha aula.
Beijocas
Cris Chabes

Genis disse...

Melissaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que coisa mais linda!
Olha, eu vi primeiro o video pra depois ler a postagem. Amei! ♥
Tudo de bom suas sugestões.
Amiga vc é dez!
Beijos.

melissa disse...

Viu que fofura minhas meninas dançando?É incrível como elas adoram essa música!Todos os dias temos que cantá-la,andamos pela escola cantarolando!

Vanessa G. Vieira disse...

Adorei, Melissa! Acho super importante essas dicas elas ajudam a reforçar em nossas mentes o verdadeiro objetivo da Educação infantil, e faz com que repensemos um pouco nossas atitudes. Fico extremamente feliz quanto vejo professores se empenhando em trabalhar com a Educação Infantil focalizando o importância do brincar e a necessidade que a criança tem de se entender como pessoa primeiro, para depois entender as questões que estão ao seu redor. Gostei bastante das dicas, vou anotá-las aqui no meu caderninho! Abraço!