28 de março de 2011

Planejamento na Educação Infantil

Iniciarei uma série de postagens sobre o Planejamento na Educação Infantil seguindo os Referenciais Curriculares da Educação Infantil,um documento que norteia as ações do professor neste nível de Ensino e propõe práticas pedagógicas de acordo com as necessidades da criança e da sua família.

Considero muito importante esclarecer que o professor na Educação Infantil planeja e prepara suas aulas de acordo com o nível de cada turma.Seja maternal ou pré escola, existe a necessidade de um bom planejamento que envolva todos os eixos de aprendizagem.

Iniciarei falando sobre :
Identidade e Autonomia:
1-Conteúdo:
*Eu-nome,reconhecimento do nome e representação escrita;
 Identificação dos pertences;
 História do nome e representação escrita;
*Meu corpo-observação,descrição e representação do corpo;
 Imagem corporal;
 Limites do próprio corpo;
*Eu e o outro-reconhecimento do outro;
 Respeito à diversidade:diferenças e particularidades;
 Os papéis no grupo social;
*Atitudes;Valores,dignidade,justiça,generosidade;
 Imitação;
 Cuidados pessoais;

2-Estratégias:
-Organização do espaço.Demarcação do espaço com nomes e fotos;
-Faz-de-conta,imitação,desenho,expressões faciais;
-Trabalhar com o nome(crachás);
-Jogos:bingo,memória;
-Utilização do espelho;


-Cantigas e brincadeiras("Siga o mestre", "Seu lobo");
-Exploração do corpo com a modelagem,o desenho,o mapeamento e recortes;
-Criação e utilização do baú de fantasias;

Fantasias fazem parte da rotina na Educação Infantil

-Criação de uma rotina,momentos que são referências:debate de normas,de regras e de papéis;
-Apreciação e leitura de obras de arte;
-Desenvolvimento de Jogos Corporais e de regras;
"É importante apresentar situações desafiadoras nas várias situações propostas"

3-Sugestões de projetos:
"Identidade"(criação de bonecos,histórias:"Bonequinha Preta"(Alaíde Lisboa),"Maricota sem dona"(Maria Mazzetti);
Boneca preta confeccionada pelos alunos do pré
"Crianças e seus modos de vida"

4-Indicadores de desempenho(avaliação diária):
-Apresenta hábitos de autocuidado;
-Faz uso do diálogo na resolução de conflitos;
-Apresenta argumentos(ouve e analisa as situações)
-Trabalha em cooperação,compratilhando suas vivências,demonstrando interesse e solidariedade;
-Reconhece-se como elemento de grupos sociais;
-Organiza o espaço de aprendizagem;
-Participa de pesquisa orientada;
-Demonstra evolução da motricidade,das percepções espaciais e temporais;
-Reconhece as partes do corpo,seus limites e possibilidades;
-Participa de situações de cooperação e solidariedade;
-Possui uma imagem positiva de si;
-Demonstra cuidados básicos com o corpo e o ambiente;
-Possui comunicação clara e objetiva;

Também costumo fazer uma companhamento individual das crianças através de portfólios(durante todo o ano,recolho atividades mensais) :
-Esquema corporal
-Desenho
-Escrita

5 comentários:

  1. Passando pra desejar boa semana e dizer mais uma vez que esse blog é muito bom ,parabéns pelos métodos de atividades nas vivências escolares aí!

    ResponderExcluir
  2. Vc me surpreende a cada postagem.
    Amei a sugestão 3!
    Beijos, beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa Melissa. Já estou curiosa para ver os outros posts! rsr Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Melissa, A-MEI o post. Parabéns!!!Também ficarei ansiosa esperando os outros post.

    ResponderExcluir
  5. Que legal que vcs gostaram...É um resumo dos Referenciais da Educação Infantil que fiz com a coordenação de uma escola que trabalhei!Aguardem os próximos....

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!