5 de março de 2011

Brincar é coisa séria


A importância de brincar


Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto.

É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.


A criança não é um adulto que ainda não cresceu.

Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.



Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc.

Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos.

Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida.


Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.

Etapas

O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos.

Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo).

A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto.

Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas.

Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados.

A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder. A atividade lúdica produz entusiasmo.

A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.


Escolhendo os brinquedos

Veja algumas indicações que podem ajudar a escolher os brinquedos:

Interesse

É o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento.

Adequação: Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e suas necessidades emocionais, sócio-culturais, físicas e intelectuais.

Apelo à imaginação: Deve estimular a criatividade e não limitá-la.

Versatilidade: O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade.

Composição: As crianças gostam de saber como o brinquedo é por dentro.

Cores e formas: O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente.

Tamanho: Deve ser compatível com sua motricidade (quanto menor a criança, maiores serão as peças do brinquedo).

Durabilidade: Brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por que se quebram, mas também porque não dão à criança tempo suficiente para estabelecer uma relação com eles.

Segurança: Este é um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atóxica, sem pontas e arestas nem peças que possam se soltar.



Quanto à brincadeira

Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda.

Estimule sua auto-estima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.

Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que ela tome a iniciativa.

Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.

Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.

Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento.


E lembre-se: quando apresentar um brinquedo a seu filho, demonstre interesse.

Uma caixa vazia, dependendo de como lhe for apresentada, poderá virar uma casa, um barco, um carro, uma torre, uma cama de bonecas, um fogão... ou, simplesmente, uma caixa vazia.


6 comentários:

Vanessa G. Vieira disse...

Olá Regina. Passando para lhe dar as boas vindas e dizer que é um prazer tê-la em nosso meio. Concordo com você sobre a importância que devemos dar as brincadeiras ser coisa séria. Estou guardando seu post aqui em meu pc para ler com mais calma depois. Grande beijo!

Micheli disse...

Adorei o post! Brincar é mesmo fundamental.
Beijos.

Educação em Foco disse...

Camila,
Vc sabe que brincar é tão importante paras as crianças qto pra nós, adultos!!
Quem brinca, passa horas rindo e se diverte se torna um adulto mais alegre e bem disposto!
Amei a postagem!
Bjks.

Camila disse...

Oi Vanessa! Mas quem postou fui eu Camila e não Regina...eu entrei no blog dela, gostei muito da mensagem e postei aki...bjs

Vanessa G. Vieira disse...

"Ixi"! Paguei mico né!? Desculpa Camila, minha falta de atenção. Parabéns pelo post =) você é demais! =)Beijoo!

Camila disse...

Obrigada! Essas coisas acontecem...rsrsrs