17 de março de 2011

10 Sugestões para trabalhar com textos

1. Texto em tiras

a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.

b) Divida a turma em grupos.

c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo maior para a realização dessa atividade. 


2. Horóscopo

a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.

b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.

c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).



3. Anedotas

Selecione algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.

Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.



4. Tiras em Quadrinhos

a) Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.

b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.

c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.



5. Outra com tiras

a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.

b) Com o corretivo, apague as falas.

c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.



6. Ache a foto da notícia

a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.

b) Separe as fotos das notícias.

c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).



7. A Notícia Completa

a) Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com legenda.

b) Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma.

c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.



8. Texto Quebra-cabeças

a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los.

b) Faça marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.

c) Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.



9. Charges

Ler charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.

a) Recorte as charges que encontrar pelos jornais.

b) Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas.

c) Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo. 



10. Lendo figuras

a) Selecione figuras (pode ser de jornal também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.

b) Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal silenciosamente.

c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar tumulto na aula, já que isso "faz parte".


5º ano de Escolaridade - Professora Genis



Um super beijo e paz,
Profª Genis.

Twitter: @genislene



5 comentários:

  1. LEGAL.ADOREI AS SUGESTÕES QUE VC POSTOU.FICA FÁCIL TRABALHAR COM OS ALUNOS E MOTIVÁ-LOS A LEITURA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto
    Sempre colaborando com alguma coisa legal para nosso dia a dia em sala
    Estou trabalhando com algumas sugestões que vc postou no texto sobre identidade (nome).
    Valeu Genis vc é uma excelente profissional
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cris, vc tb é uma ótima profissional.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Essa postagem é de grande valia para educação e para minha formação. Esse ano vou alfabetizar e essa foi uma contribuição nota 1000. levei para o meu blog para guardar sempre nos meus arquivos. Os créditos foram respeitados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua sugestão Genis! Os alunos se animam quando começam a perceber essa diversidade de opções que eles tem e nós professores quando cumprimos nosso papel de informá-los sobre essas possibilidades, também estamos permitindo que eles se percebam e tenham oportunidade de escolher as cosias e formas de fazer as coisas que mais se parecem com eles. Trabalhar diversidade de textos também é trabalhar com a identidade do aluno. Acho que esse é um dos primeiros passos para o estímulo da leitura de nossos pequenos! Abraço!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!