14 de fevereiro de 2011

Organizando a sala de aula

Excelentes dicas para organização da sala de aula:
O que encontraremos nas paredes?
O que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças.

"Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente. É importante sempre utilizar os desenhos feitos pelas crianças."

Mural da minha turma feito com um quadro de madeira,forrado com tnt e com bordas feitas de E.V.A


"Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior."Costumo pendurar os cartazes no varal,ficam expostos por alguns dias.É interessante que as crianças mesmo sem saber ler,identificam todos os textos e sabem exatemente o que está escrito neles!
  
Varal da minha turma com os cartazes utilizados na semana

"Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano." Gosto de fazer o calendário todos os dias,a própria criança escreve o número no quadrinho e no caderno cada um tem o seu para completar. 

Modelo retirado do blog Gente miúda


Calendário da minha turma

"Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural." Na minha turma pedi que cada criança trouxesse uma foto sua comemorando o aniversário.
Foto de Kellen Bonfim
 "Combinados: são as regras de convivência da turma. Feitas coletivamente e escrita junto com os alunos."    
Foto retirada do blog cantinhodadani2

      
"Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio." Este ano,estamos utilizando um quadro de pregas onde consta o alfabeto(em maiúscula e minúscula).Todas as palavrinhas trabalhadas,inclusive o nome dos alunos são organizadas de acordo com a letra inicial.Também colocamos gravuras.

Quadro de pregas com o alfabeto

Chamadinha: Feita com uma placa de madeira,forrada com tnt com velcros para colocarmos os nomes.evito separar meninos e meninas pois organizo a lista de nomes de várias formas:ordem alfabética,quantidade de letras,meninos e meninas,quem está de tênis vermelho e quem está de tênis branco(classificando e ordenando);

Quadro sendo confeccionado por mim(ainda incompleto)
                    
"Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta."

"Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).

Um espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!" É usado para trabalharmos a identidade,as crianças se olham no espelho e depois fazem o desenho do esquema corporal.Pode ser usado até mesmo para desenhar com canetas específicas para vidro.

"O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas."


Professora Melissa
(Baseado no Texto original da Profª Ivanise Meyer do blog Baú de ideias)

6 comentários:

  1. Muito legal.
    Espero colocar as fotos dos meus cantinhos também. Idéias são sempre bem vindas. Vou copiar o quadro da chamadinha, viu!!
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris!
    Hoje terminei o calendário,amanhã adiciono ele aqui tb!

    ResponderExcluir
  3. Oi Melissa!
    Ótima postagem, como sempre.
    Olá também pra todas as professoras desse blog maravilhoso.
    Tem selinho no meu blog pro Educação em Foco, se desejarem pegar, fiquem a vontade, senão tudo bem, mas quis indicar o blog de vocês.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Melissa adorei suas sugestões... Lindo demais os cartazes, parabéns!!


    Cida, muito obrigada pelo carinho iremos pegar o selinho sim! Já já ele estará na página de selos! beijo Grande! =)

    ResponderExcluir
  5. Melissa, o JM pode estudar com vc? rsrsrs
    Amei sua postagem!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  6. Genis,manda ele aqui pra mim q vou adorar dar aula pra ele!!Lindo e esperto demais!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!