7 de fevereiro de 2011

A importância do Brincar

A escola de Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o Brincar.Infelizmente com a mudança do sistema de ensino para 9 anos,os nossos pequenos quando vão para o Ensino Fundamental deixam de brincar como deveriam então nada mais justo do que aproveitar a Educação Infantil para explorar a brincadeira! Na escola onde trabalho valorizamos muito este momento.As crianças tem um espaço delicioso(brinquedoteca) onde podem brincar de casinha,super-herói,usar fantasias ou simplesmente inventar brincadeiras!É um lugar onde a brincadeira é livre,as intervenções feitas pelos adultos são quando realmente existe conflito ou quando percebemos a necessidade de orientação!Eles adoram!Claro que em todas as salas e em outros espaços da escola encontramos brinquedos de todos os tipos e finalidades,mas o lugar especial é a brinquedoteca!
Brinquedoteca
"Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético."
Explorando fantasias 


De acordo com a DrªSandra Kraft ,brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…"


"Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica."
Consideramos o "brincar" tão importante que nosso projeto para o 1º semestre será voltado para Jogos e Brincadeiras.Vamos resgatar brincadeiras folclóricas,confeccionar brinquedos e jogos com as crianças e principalmente valorizar este momento que muitas vezes é  deixado de lado! 

Professora Melissa

4 comentários:

Vanessa G. Vieira disse...

Olá Melissa, Que delícia de post! Concordo plenamente com você sobre a importância da brincadeira, tanto na educação infantil como nas outras séries. Se soubermos aproveitar esse disposição para as brincadeiras (direcionadas) teremos resultados fantásticos... Boa sorte no projeto! BEijo!!

Chris Ferreira disse...

Oi Melissa,
adorei o post. COncordo plenamente. Brinco muito com as minhas filhas. Incentivo bastante as brincadeiras.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Blog da Escola Virtual para Pais disse...

Oi, Melissa,
A brincadeira é importantíssima na escola. É a aprendizagem através do lúdico. Uma escola que oportuniza essa experiência para crianças, está estimulando a criatividade e autonomia tão importantes na vida adulta!
Inseri um link para esse post no Portal da Escola Virtual para Pais (www.escolavirtualparapais.com.br), Ok?
bjks,
Marcia

Genis disse...

Querida Melissa, cada dia que passa suas postagens ficam ainda melhores!
Como é importante brincar com as crianças... se todos soubessem, o faz de conta, o mundo da imaginação ligados à aprendizagem seriam muito mais explorados.
Crianças que brincam são mais criativas, carinhosas e sociáveis.
Depois vou querer conhecer a estrutura do projeto que vcs vão fazer...
Bjks.