6 de fevereiro de 2011

CURSOS DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO

Olá!

Estava realizando algumas pesquisas no site do MEC quando me deparei com uma reportagem intitulada da seguinte forma: Cursos de Pedagogia dobra o número de formandos nos últimos sete anos. Foi impossível controlar a curiosidade.
Segundo os relatos, o  número de professores formados nesses últimos sete anos praticamente dobrou, as matrículas tem aumentado e 17 cursos avaliados com conceito inferior a 3 foram desativados. Um belo início para um país onde claramente se vê o descaso com a Educação.
Mas depois, sem querer ser pessimista, fiquei pensando...
Mesmo com esse rigor e resultados ainda teremos um grande caminho a percorrer, pois os números não podem encher nossos olhos, não podemos estar satisfeitos com eles. É preciso observar os resultados na prática. O que acontece com esses professores depois que saem da Graduação? Esse é o X da questão.
Terão chances de formação continuada? Sabem que rumo querem tomar dentro da escola? Conhecem algum espaço escolar? (conheço pedagogos que nunca pisaram em uma escola enquanto se formavam e tinham conceitos maravilhosos- números) Conseguem relacionar Teoria e Prática, ou simplesmente banalizam uma em função da outra? Valorizam a pesquisa?
São coisas, às vezes sutis, mas que podem dizer que tipo de profissional teremos ou seremos. Será que os cursos de pedagogia tem observado essas questões ou só estão preocupados com os números?
Volto a dizer, fiquei muito feliz com a reportagem lida, mas, trouxe essas questões porque achei interessante provocar aqui no blog essa reflexão, ela nos leva a pensar sobre a formação que temos e que papel devemos assumir diante dessa formação.

Aí está a minha opinião, mas eu gostaria de saber a sua. O que você acha dos números? Que requisitos você acha necessário analisar a qualidade de um curso de pedagogia!? O que achou do seu curso? Compartilhe conosco sua experiência!

Aguardo sua opinião!

2 comentários:

Genis disse...

Genis disse...
Vanessa, tenho medo dessa nova geração de pedagogos. A impressão que dá muita das vezes, é que pedagogia é um curso mais barato, cheio de trabalhos e por isso os jovens optam por fazê-lo para ter o ensino superior, salvo de raras exceções.
Conheço algumas pessoas que fazem pedagogia, que se expressam mal, que são maus professores e o pior, que não amam a educação.
Eu tenho medo dessa nova geração e ainda mais por meu filho que pegará talvez, professores e pedagogos despreparados.
Desculpe a sinceridade, mas na época em que prestei vestibular, se comentava que fazer pedagogia era o mais fácil.
Antigamente se estudava pra ser professor no mínimo 4 anos e pra ser pedagogo tb. Hoje o pós médio acabou com tudo isso. Como ter uma formação de professor em um curso de 1 ano? Pedagogia se reduziu a 2 anos e por aí vai...
Professor tem que estudar, tem que ler, tem que ser apaixonado pelo que faz.
Já ouvi muita coisa do tipo tb: "Vou ser profº (ou pedagogo) pq emenda todos os feriados do ano!' Um absurdo!
E posso até estar sendo muito radical, mas pedagogo que nunca deu aula, pra mim não serve. Não conhece a nossa realidade, 'viajam na maionese' e ainda querem impor projetos e tals que eles acham que vão dar certo.
É uma pena, mas a verdade é que a formação de educadores está ficando cada dia pior. Desculpe tanta sinceriade, mas essa é a minha opinião.
Um super beijo, Genis.

Vanessa G. Vieira disse...

Concordo com você Genis. Estou no 5º período de Pedagogia e vejo exatamente isso que você está dizendo, pessoas preocupadas com formação mais barata e rápida. (dizem que é emprego garantido, pode?). As discussões propostas viram "piada" pois tem gente que já sai da aula dizendo que não tem jeito pois, a realidade em sala é completamente diferente daquela estudada. Fico indignada com essas coisas. Não podemos generalizar pois tem muita gente correndo atrás e preocupada de verdade com a Educação. E é por isso que acho que devemos continuar unindo nossas forças. Orientar aqueles que precisam ser orientados, distribuir dicas sempre que possível... O Educação em Foco tem sido um excelente espaço para isso! Beijo grande!