16 de janeiro de 2011

TRANSFORMANDO 20 EM 6!

Como combinado na semana passada, a postagem de hoje, traria uma discussão mais detalhada das características propostas pelo MEC, características essas que como dissemos criariam um perfil para o professor do Século XXI.

Mas antes de dar continuidade à nossa discussão gostaria de agradecer a todos que deixaram suas opiniões e dizer que fiquei ainda mais feliz quando reparei que todos os comentários levariam diretamente para a postagem de hoje!
E agora vocês devem estar se perguntando, por que transformar 20 em 6? Calma, eu respondo.
 Após a postagem da semana passada dei continuidade a leitura da Revista Nova Escola, em busca de reportagens sobre o perfil do professor. Foi assim que encontrei uma reportagem onde essas 20 habilidades foram divididas em 6 tópicos.
Achei interessante compartilhá-los com vocês, pois muitos deles foram destacados nos comentário da semana passada.

Então...

Vamos lá!

Nas linhas abaixo descreverei resumidamente os tópicos destacados pela revista! Aviso de antemão que algumas palavras serão retiradas na íntegra da reportagem

O PERFIL DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI REQUER:


BOA FORMAÇÃO

Para ser um professor século XXI é necessário  não parar de estudar. É preciso se conscientizar  que a Formação é o melhor caminho para um salto na qualidade da Educação Pública (principalmente).





USAR NOVAS TECNOLOGIAS


Acredito que  a tecnologia pode facilitar o ensino”, diz a professora Flaviana Meneguelli -Entrevistada pela Nova Escola- “Porém, muitos professores não sabem utilizar ou a utilizam de forma equivocada e neste caso quem sai perdendo  é sempre o aluno!”
Precisamos observar atentamente os conteúdos que podem ser utilizados com os recursos tecnológicos, pois assim, além de aprimorar nossas praticas  deixamos que os alunos  desenvolvam suas habilidades tecnológicas!



ATUALIZAR-SE  NAS NOVAS DIDÁTICAS


É fundamental que nós, professores tenhamos domínio dos conteúdos que vamos lecionar e que não nos deixemos levar pela ideia que não necessitamos nos informar sobre as outras áreas do conhecimento! 
Entender que cada disciplina tem uma característica que deve ser observada e analisada é essencial, pois ajuda e facilita o trabalho do professor. Além de permitir que ele crie um link entre as áreas do conhecimento e descubra novas formas de gerar informação e consequentemente aprendizagens!



TRABALHAR BEM EM EQUIPE


Conversar com outros professores, trocar ideias com os responsáveis, levar sugestões, receber orientações e conversar com a supervisão escolar sobre as dificuldades encontradas, são atitudes fundamentais para que se crie um ambiente onde se trabalha bem em equipe.
Não dá mais para alimentar a ideia de que cada professor tem que fazer o seu trabalho individualmente, sem aceitar sugestões ou trocar ideias com seus colegas, pois a cada dia que passa temos mais certeza de que é na troca de ideias que todos ganham, principalmente os alunos, que devem ser nosso principal foco!


PLANEJAR E AVALIAR SEMPRE


Muitos professores pensam que planejar aula não é importante. É só chegar lá de “deixar rolar”! Mas sabemos que não é assim que as coisas devem funcionar, precisamos nos preparar e saber exatamente o que queremos alcançar com a aula e os conteúdos que estamos ministrando, pois esse é um dos principais fatores que nos ajudarão na hora da avaliação.
Ora! a avaliação deve ser feita mediante ao que ensinamos se não  nos preocupamos com o que iremos ensinar como vamos avaliar!?
 A avaliação é nossa principal arma de verificação de aprendizagem é mediante aos resultados que dela obtemos que podemos observar onde acertamos, onde precisamos melhorar e quais são as dificuldades enfrentadas por nossos alunos!






TER ATITUDE E POSTURA PROFISSIONAIS!



Ter consciência de que é um exemplo e um dos principais pontos de referência para o aluno. Acreditar que todos são capazes de aprender e que todos tem um tempo e uma maneira diferente de chegar ao aprendizado. Saber que os comportamentos apresentados e sala de aula são reflexos da ambiente familiar dos alunos e que devem ser tratados com amor e seriedade! É uma reflexão que deve se estender a todos os preocupados com a educação diz o professor Leandro Parreira Matos- entrevistado pela Nova Escola!






Abraços!
Twitter:@vgvieira

Um comentário:

Genis disse...

Vanessa,

Eu concordo com tudo o que vc pesquisou e publicou.
Agora que sou mamãe, nosso olhar fica muito mais crítico quando olhamos para o professor e quando esse professor poderá ser professor do nosso filho, hmmmm as coisas ficam piores...srsrsrs
Eu penso que tenho conseguido ter um bom perfil profissional. Cada dia busco mais e mais alcançar esse perfil do profissional do século XXI. Como em todas as áreas profissionais, o professor também não pode parar no tempo.
Bjs, bjs, bjs!
Genis.