30 de janeiro de 2011

SOU PROFESSOR! E AGORA?

_Quem serão meus alunos? 
_O que será que eles sabem e o que precisam aprender?

São exatamente essas as perguntas que passam em nossas mentes quando um ano letivo está prestes a se iniciar, não é verdade?
Mas fico aqui pensando... Se para nós que temos alguma experiência (já passamos pela prova de fogo) é complicado, imagine para aqueles que estão iniciando!? Lí em uma reportagem que cerca de 60 mil professores ingressam em sala de aula a cada novo ano. 
O que fazer com esses 60 mil novos profissionais? "Jogar em uma sala lotada de alunos e dizer... _Boa sorte! Faça o seu melhor???  Com certeza não... E é por isso que estamos aqui hoje... Para compartilhar com os "novatos" ou não novatos ( pessoas que trabalharão com os novatos) algumas experiências que poderão ajudar nesse processo, onde muita novidade entra em jogo. 
Segundo a Fernanda Castro, redatora da reportagem que tomamos como referência, a troca de experiências pode e muito ajudar no sucesso dos "novatos". Mas então e então, o que fazer ? Como apoiá-los? Que troca de experiências são essas? 


Abaixo seguem algumas dicas..

O  novo professor precisa :
Contar com o apoio da Direção da escola.  Sentir que as dúvidas e angústias, geradas pelo início dessa nova etapa são compreendidos!



Espero que tenham gostado. Tenho certeza que vocês terão outras sugestões para dar! Ah! Também ficaria muito feliz em saber qual foi a sua experiência de novato ou com os novatos! 

Um grande abraço
Referência: Revista Nova escola 
ano  XXIII Nº210 Ano 2008
Reportagem: Difícil começo.

5 comentários:

Genis disse...

Vanessa,

Tô ficando repetitiva em dizer que adoro seus posts, mas 'adoro seus posts' rsrsrs
Ninguém fala sobre isso, né? Que tema mais oportuno!
Lembro de qdo comecei, nossa eu tremia tanto, mas tanto... e ainda hoje fico com um enorme gelinho na barriga ao entrar em turmas novas....
E olha, já trabalhei em mais de 10 escolas e em nenhuma delas recebi na íntegra o que vc colocou aí como dicas.... eu procuro orientar ao máximo os profes novatos, ainda mais os que vão lecionar na minha disciplina.

Bjssssssssssssss

Anônimo disse...

Sou professora novata em uma escola e não tenho notado ajuda por parte dos antigos professores. ao contrário, eles me olham torto e sempre tentam me meter medo com relação às turmas, como se dissessem que somente eles podem controlá-las. Sigo em frente e não ligo.

Alex Rodrigues disse...

Sou professor novato de Biologia, fiz a minha primeira entrevista(23/08/2012) para uma vaga em um escola preparatória, não dormi a noite toda, fiz xixi várias vezes, você imagina! e nem em sala de aula eu entrei ainda. Confesso que parece que eu não sei nada. Adorei suas dicas.

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Olá Alex. Boa sorte na entrevista. Já passei por essa sensação e fiquei assim também, mas com um tempo vamos nos acostumando. Conte conosco aqui do Educação Em foco pra o que você precisar. Um abraço! O/

Anônimo disse...

Sou professor de um centro universitário e agora?
Na faculdade, recebemos muitos alunos que mal sabem ler ou escrever...
muitosa não conseguem fazer as quatro operações básicas da matemática - alguns sequer sabem o que significa vocação ! mesmo assim, estão na faculdade. Felicidade - Passaram no "Vestibular" -0 Mas a faculdade é particular!