21 de janeiro de 2011

"Quem você é para mim, faz a diferença"

Desconheço o autor deste texto, mas é parte anexa do meu trabalho de conclusão de curso de Pedagogia. Aproveitando o início das aulas que se aproxima espero que nós professoras possamos fazer a diferença na vida de nossos alunos e de suas famílias.


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um, a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma. Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam:

'Quem você é para mim faz a Diferença'.

No entanto, antes que partissem, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade. Deu para cada dos alunos mais três fitas azuis, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que faziam alguma diferença em suas vidas.

Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo: 'Estamos desenvolvendo um projeto de classe, sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo.' 

Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo e perguntou a ele se aceitaria uma fita azul, contando do significado deste gesto. O chefe surpreso disse: 'É claro.' Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: 'Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.’

No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: 'A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Então me colocou esta fita que diz que 'Quem você é para mim, faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento.' Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo. 'Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. Às vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!'

O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: 'Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido me suicidar e lhes pedindo perdão'. Achei que vocês não se importavam comigo.

Como conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é para o outro, faz sim uma Grande Diferença'.

“Espero com esse trabalho fazer uma grande diferença na vida de meus alunos”




Beijocas

5 comentários:

Genis disse...

Simplesmente lindo!
Quero fazer esse projeto também.
Bjs.

Camila disse...

Amei a sua mensagem...bjs

Carla Pathy: disse...

Lindíssima mensagem...
Deixa qualquer pessoa emocionada e faz refletir na importância que temos na vida das pessoas que estão perto de nós, na vida de dos nossos alunos...
Lindo!
Beijinhos no coração, Carla Pathy!

Vanessa G. Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa G. Vieira disse...

Lindo texto Cris. Sempre que tenho a oportunidade de lê-lo, fico mais convencida da importância de nossa profissão e de como precisamos voltar ao 1º amor. Fiquei muito feliz com a sua escolha!
Ah! E por falar nisso, já ia me esquecendo...

VOCÊ FAZ DIFERENÇA EM MINHA VIDA!!! VOCÊ E TODAS AS AMIGAS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO EDUCAÇÃO EM FOCO! 1000 beijos!