31 de janeiro de 2011

Pequenos leitores

Hoje venho aqui contar a minha experiência como mãe,o que eu faço para   incentivar  a leitura  aqui em casa!
A leitura sempre esteve presente na minha vida,pois  como professora, vivo cercada por livros de todos os tipos e minha  filhota hoje com 5 anos sempre me viu lendo!
Desde bebezinha, no berço, eu contava  histórias para ela! No seu primeiro Natal Papai Noel trouxe um livro de plástico chamado “Clóvis, o jacaré!”, claro que no começo o livro serviu só para dar algumas mordidinhas e brincar... brincar muito com ele, levava o livro para o banho,piscina e praia! Segundo Sandroni & Machado (2000, p.12) “a criança percebe desde muito cedo, que livro é uma coisa boa, que dá prazer”. As crianças bem pequenas interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as. "
O contato cedo com os livros também ajuda no desenvolvimento da linguagem e facilita, no futuro, a criança aprender a ler. Além disso, a qualidade dos sons que o bebê ouve afeta o funcionamento da audição e a linguagem usada nos livros geralmente é mais rica do que a linguagem do dia a dia. “Ao ler, usamos voz, ritmo e tom diferentes da conversa diária. Isso prende a atenção da criança e, mais para frente, chega na formação do leitor” ( Brenman)

A hora da leitura deve ser um momento encantado, cheio de mistério e principalmente um momento de prazer! Ao contar histórias, gosto de preparar o momento, de cantar alguma musiquinha...deixá-la curiosa, imitar as vozes dos personagens e seus movimentos!
Ler  ajuda  a criança a desenvolver a imaginação,as emoções e os sentimentos com prazer e cheio de significados.
 “Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.“
Livros... e mais livros... devemos ter mais de 100 (juntando os meus e os dela!), são coleções de todos os jeitos,histórias de medo,de aventuras  e de encanto....
Hoje em dia ela continua adorando ouvir histórias, já está se interessando por gibis, é fã de Maurício de Souza e sua turma da Mônica! Mas de quem ela mais gosta mesmo é o Ziraldo, conhece suas obras, já leu, quer dizer, já ouviu  a  série Corpim (que fala das partes do corpo humano) todinha! Conhece o Menino Maluquinho e adora ouvir suas aventuras!
Na Bienal do livro no RJ, tivemos o prazer de conhecer o Ziraldo, e ela  contou pra ele os nomes dos livros que ela conhecia, ele se encantou e deu os parabéns, elogiou o papai e a mamãe da Bia, que isso sim é exemplo e nos disse:
- Encham a casa de livros!
Bom, sugestão de Ziraldo para mim é uma ordem! Nossa casa vai ter sempre muitos livros ao alcance da Bia!   

O grande encontro


E você, como contribui com o incentivo a leitura na sua casa ou escola? Conte aqui pra gente!

Professora Melissa

2 comentários:

Genis disse...

Nossa, Melissa, simplesmente demais vc incentivar a leitura pra sua filhota!
Pequenos leitores serão adultos leitores, logo... mais criativos, críticos, inteligentes etc...
Legal a foto com o Ziraldo!! Amei.
Bjkinhas.

Genis disse...

Respondendo à sua pergunta:
JM tem alguns livrinhos tb.
Tem livrinhos com sons, gibis e aqueles 'normais'...
Ele abre olha, rasga (não deixo, corre e tomo!) e vou sempre contando as historinhas...
Bjks.