4 de janeiro de 2011

Criando Leitores


Um dos momentos que mais gosto da minha aula é a hora da leitura.

Começo meu dia conversando com as crianças sobre como foi o dia anterior delas (período em que não estavam na escola) e depois apresento o livro escolhido para leitura daquele dia, levantando hipóteses sobre a história.

Quando dou início a leitura da história "penetro" no universo daqueles personagens imitando vozes, gestos e convidando as crianças para participar da sonoplastia (risada, batidas na porta, cavalgar de um cavalo, etc.).

Então, algo mágico acontece, volto a ser criança e compartilho das emoções e curiosidades vividas por meus alunos para saber o desfecho da história e das aventuras dos personagens.

Se a aventura da leitura foi emocionante, os alunos pedem para fazermos um teatro da história, assim damos vida aos personagens e brincamos mais um pouco antes do inicio das atividades planejadas para aquele dia de aula.

São momentos assim que percebo a oportunidade de "gerar novos leitores".

As crianças aprendem a conhecer e querer viver cada nova aventura que cada novo livro pode trazer.

E então, venha comigo....... Era uma vez........

Abraços

3 comentários:

Genis disse...

Que delícia de postagem!
Fiquei me imaginando como sua aluna...rsrs
Um abraço, Genis.

Camila disse...

Muito legal msm... bjs Camila

melissa disse...

Bom demais proporcionar essas "viagens" aos nossos alunos"